fbpx

Acabaram as férias e nosso corpo já se sente mais “preguiçoso” e sem vontade de voltar àquela velha rotina. Todo mundo sabe como é voltar ao batente depois de uma temporada de descanso longe do trabalho.

Parece simples, mas voltar a trabalhar depois das férias (ou qualquer outro recesso, como a licença maternidade ou afastamento por alguma emergência familiar) pode ser bem difícil. Os especialistas em recursos humanos dizem que esse é um dos maiores desafios no mercado de trabalho. Esses mesmos profissionais testaram algumas dicas para ajudar a pessoas depois da pausa e para manter o mesmo nível de produção de antes.

ACABARAM AS FÉRIAS, VOLTAR AO TRABALHO E A MALHAÇÃO, DICAS

Não é à toa que nos sentimos assim. É durante o final de semana que conseguimos dormir mais, ou menos, depende, comemos mais (para alguns, mais ainda), ingerimos bebidas alcoólicas ou um monte baboseiras.

Algumas dicas sempre uteis para esse momento da volta ao trabalho:

Volte para casa 03 dias antes de acabar as férias

Separe alguns dias para se ajustar à rotina. Muitas pessoas voltam das férias com o sentimento de que precisam dar uma folga das férias. Evite esse contratempo se permitindo descansar durante alguns dias antes de voltar à labuta

Vá com calma

Não exagere no trabalho para não se estressar. Se pegar muito pesado, a qualidade do seu trabalho pode até ser afetada. A quantidade e a qualidade de descanso no período pós-férias ajudam a minimizar a queda dos benefícios à saúde e bem-estar impactados por elas

Estabeleça limites. Não dobre a jornada de trabalho no primeiro dia e nem trabalhe horas extras. Os primeiros dias podem ser mais complicados, fica mais difícil de se concentrar e você pode se cansar mais facilmente. Ao limitar o tempo, você evita se esgotar com a carga de afazeres, que pode impactar a sua produtividade e a qualidade do seu serviço.

Trabalhe mais duro no meio da semana

O primeiro dia pode ser difícil, mas você ainda estará sentindo os benefícios do descanso. Essa energia vai se esvaindo no decorrer da semana. Use esse estímulo no meio da semana, assim você pode diminuir o ritmo na sexta-feira, sair mais cedo do escritório ou trabalhar apenas meio expediente.

Atualize-se com seus contatos

Entre em contato com as pessoas relevantes assim que voltar de férias. Informe-se sobre o que aconteceu enquanto esteve fora. Falar com as pessoas pode ser uma ótima maneira de se manter atualizado sem exigir muito de si mesmo. Além disso, conversar também ajuda a se atualizar sobre todas as coisas importantes.

ACABARAM AS FÉRIAS, VOLTAR AO TRABALHO E A MALHAÇÃO, DICAS

Mas tem a hora da malhação, para os adeptos a um fitness, existem milhares de sites que aconselham a forma de voltar a rotina, pesquisando em alguns e escolhemos algumas regras básicas:

1) Cuidado com a intensidade:

quando saímos de férias estávamos no pico do treinamento (ou deveríamos, né?!), com o melhor condicionamento e forma física que poderíamos. Logo o registro neural de que você tem dessa atividade é referente aquele período, ou seja, sua cabeça vai querer ir forte, mas o seu corpo não está preparado.

2) Alterne as atividades:

já que agora temos mais um longo ano pela frente, não há necessidade de “ganhar o tempo perdido”. Comece alternando os dias da atividade, evite correr ou fazer musculação todos os dias. Pode sim treinar todos os dias mas, alternando as atividades, por exemplo: segunda, quarta e sexta feira, você faz musculação e na terça, quinta e sábado você faz a corrida. Desta forma você proporciona uma recuperação de 48 horas àquela musculatura especifica. O domingo pode ficar como descanso total (OFF).

ACABARAM AS FÉRIAS, VOLTAR AO TRABALHO E A MALHAÇÃO, DICAS

3)  Faça uma progressão:

como já foi dito, comece com a intensidade leve e fique assim pelo menos 2 semanas que pode ser considerado um período de base, onde você estará preparando seu organismo para cargas mais pesadas. Na terceira semana você aumenta a intensidade, na quarta semana mais um pouco para que a quinta semana seja recuperativa.

4) Volte com a alimentação balanceada: todos nós sabemos que durante férias saímos da rotina alimentar, com isso colocamos alguns quilos “extras” em nosso organismo, deixando-o mais lento e sobrecarregado.

5)  Procure regularizar o sono: se você é uma pessoa que não consegue dormir cedo, saiba que a produção de GH (Growth Hormone, o hormônio do crescimento), um importante hormônio para revitalização dos processos degenerativos causados pelo treinamento e pelo stress da vida cotidiana, tem o seu pico entre às 23h e às 2h da manhã. Portanto se você vai dormir 1h da manhã já perdeu grande parcela da produção do GH.

O importante mesmo é voltar aos hábitos que você possuía antes das férias, ficar atento para perceber se adotou algum hábito novo que não irá lhe ajudar em nada e se preparar para suas novas aventuras!!!

Fontes de citações:

  1. https://hbr.org/2015/06/ease-the-pain-of-returning-to-work-after-time-off
  2. http://connection.ebscohost.com/c/articles/95063010/eight-ways-keep-work-from-spilling-your-time-off
  3. http://www.wsj.com/articles/smartest-way-to-take-a-vacation-1437406680
  4. http://www.hrvoice.org/dreading-work-after-the-holidays-10-tips-to-deal-with-an-overwhelming-to-do-list/
  5. http://time.com/money/2982053/unplug-disconnect-work-vacation-career-boss-email-phone/
  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21678165
  7. http://www.forbes.com/sites/kathryndill/2014/07/28/5-tips-for-getting-back-to-work-after-a-vacation/
  8. http://blog.capital.org/how-to-bounce-back-after-vacation-in-4-steps/
  9. http://www.researchgate.net/publication/248982260_Moderating_Effects_of_Vacation_on_Reactions_to_Work_and_Domestic_Stress
  10. http://www.webmd.com/balance/features/after-vacation-tips-to-bounce-back-fast
  11. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/job.699/abstract
  12. http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10902-012-9345-3

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)