fbpx

Para o segundo dia programamos visitar a cachoeira de Santa Bárbara. A cachoeira está localizada na comunidade Kalunga no município de Cavalcante/Goiás. A cidade de Cavalcante fica a 322 km de Brasília e a comunidade Kalunga a 33 Km da casa que alugamos com acesso por estrada de chão. A estrada até a comunidade é boa.

No caminho passamos por um mirante, Mirante da Nova Aurora, que tem uma vista deslumbrante do vale, parada obrigatória.

Ao chegarmos na comunidade Kalunga que é bem fácil de se achar, pois tudo é bem sinalizado, fomos ao centro de atendimento turístico onde contrataríamos um guia. Pagamos o valor de $120,00 pelo guia para nosso grupo. Podem ser montados grupos de até 06 pessoas. Para visitar duas cachoeiras, além do guia que é obrigatório na ida para Santa Bárbara, são mais $ 20,00 (por pessoa).

O ideal é chegar cedo, por dois motivos: O acesso a cachoeira é limitado não podendo ultrapassar 50 pessoas por vez (determinação do MP).  O outro motivo, e o mais importante, é que nunca poderá ser ultrapassada a quantidade de 300 pessoas por dia. Acredite, já houveram dias com mais de 1.000 pessoas na cachoeira de Santa Bárbara, daí a decisão do Ministério Público.

Já dentro da comunidade, para se chegar até a cachoeira, você pode optar por veículo disponibilizado, aluga-se um espaço. Não podemos ajudar com os valores pois usamos nosso próprio veículo. O deslocamento é de 8 km do ponto de partida, dentro da comunidade, até um ponto onde é possível estacionar os carros e seguir a pé o resto do caminho.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VISITAR SANTA BÁRBARA

Se você desejar, pode optar por mais cachoeiras na sua visitação. Nós optamos só mais uma a cachoeira a da Capivara, pois gostamos de aproveitar muito o local. O tempo de permanência na cachoeira de Sta. Bárbara é de 1 hora por grupo. Parece pouco, mas deu tempo para tirar fotos, nadar e curtir. Já a cachoeira da Capivara é com tempo livre, pode ficar o quanto achar necessário.

Vá preparado para trilhas, pois vai percorrer ainda 6 Km a pé da área de estacionamento até a cachoeira de Sta. Bárbara e a da Capivara com um declive de aproximadamente 25 m sobre pedras e passagens apertadas, porém, com muita paisagem do belíssimo cerrado do planalto central. Antes de chegar ao destino final –  Sta. Bárbara, você se depara com a, também espetacular, Santa Bárbarinha que de nada deixa a desejar (só a queda d’agua menor, mas a lindeza, veja as fotos)

Diga-se de passagem…. Se engana quem acha que as cachoeiras mais lindas do mundo estão apenas na Islândia, Canadá ou na Croácia. Há quedas d’águas impressionantes aqui no Brasil mesmo, com águas limpíssimas, natureza preservada e aquela energia que apenas alguns lugares como a Sta. Bárbara têm e transmite para você.

Essa aventura começou às 09:00 e findou às 17:00 na mochila você deve sempre levar lanches leves, como frutas, frutas secas, ovo cozido, sanduíches e muita, mas muita água.

E acabou o 2º dia, show, show, show… mas ainda falta o ultimo dia… Já já publicado….


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)