fbpx

Ainda no aeroporto notícias desagradáveis podem acontecer. O voo atrasou ou foi cancelado, a mala extraviou???? E mesmo quando você já está aproveitando sua viagem, aquele magnífico cardápio local não caiu muito bem??? ou durante a trilha você torceu o pé???

joelho machucado
Pratos festivos de frutos do mar com peixe salmão, lagosta, caranguejo, sopa de salmão, ostras de sushi, tortinhas por Por Naty_Lee

Não é o que sonhamos, mas também não é algo raro de acontecer com um viajante, aí entra o seguro viagem que cobre essas eventualidades e te dá toda assistência, como exemplo:

– Assistência no caso de bagagens perdidas,

– Orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito,

– Reembolso de despesas médicas,

– Tratamento médico em face de acidente pessoal,

– Assistência odontológica em caso de emergência,

– Assistência no caso de atraso ou cancelamento de voos,

– Auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem, e

– Seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.

Para todas essas situações um bom seguro viagem poderá te auxiliar, leia até o final e veja como escolher o seu para não ter dor de cabeça durante a viagem.

Como funciona um seguro viagem?

como funciona

Não existe uma regra, cada seguradora oferece seus planos e, é lógico vai depender do plano que contratar. No entanto algumas características e procedimentos são parecidos ou até mesmo iguais.

Basicamente eles funcionam do seguinte modo, você deve contratar um seguro para todos os dias da sua viagem, e, não esqueça de incluir o dia de ida e o dia de volta.

Quando a contratação for efetivada, a seguradora te enviará uma cópia da sua apólice e lá está descrito toda a cobertura do seu plano e, também, todas as informações necessárias de como proceder no caso de alguma emergência.

Nossa sugestão é que você imprima toda a documentação e leve durante a viagem. Vai facilitar na hora de procurar alguma informação e também em alguns países é necessário apresentá-los na passagem pela imigração.

como funciona

Normalmente as seguradoras fornecem um cartão com seus dados pessoais, o seu número de identificação e um telefone para contato. Tenha SEMPRE uma cópia desse cartão com você. Caso você sofra algum acidente e fique inconsciente, essa é uma maneira mais fácil de te socorrerem usando o seguro viagem.

Em que países o seguro de viagem é obrigatório?

Os países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro-viagem com cobertura específica. São eles: 

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia,  Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Além desses Cuba, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Turquia também exigem seguro.

Os únicos países que não participam do tratado atualmente são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária. 

POR QUE EU PRECISO DE UM SEGURO DE VIAGEM??

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre esses 26 países europeus, que estabelece a livre circulação dos visitantes, na prática é como se se você entrasse em um único país. As viagens deixam de ser consideradas internacionais e passam a ser domésticas, ou seja, depois de passar pelo primeiro controle de fronteira não será mais necessário apresentar todos os requisitos, a circulação é livre.

Como turistas, os brasileiros estão isentos de vistos para circular pelas fronteiras dos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Mas o seguro saúde no valor de $30.000 euros é um item obrigatório. O objetivo dessa regra é garantir que o turista terá uma forma de pagar por possíveis despesas médicas feitas durante a viagem.

Qual a diferença entre seguro saúde, seguro viagem e plano de saúde?

exclamação e interrogação

O seguro saúde é específico para cobertura de consultas, exames, internações, análises clínicas e outros itens relacionados especificamente à saúde.

Já o seguro viagem, oferece cobertura para despesas médicas de urgência e emergência. Mas além disso cobre muitas outras eventualidades como o extravio de bagagem, o translado médico ou do corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.

exclamação e interrogação
exclamação e interrogação

Os planos de saúde, normalmente oferecem cobertura apenas dentro do estado onde o segurado mora. Alguns planos possuem além da cobertura nacional a internacional. Mas essas coberturas têm limitação, é necessário consultar os detalhes do seu plano de saúde para se certificar o que está coberto. 

Qual a diferença do seguro do cartão para o seguro viagem da seguradora?

cartão de crédito
apólice de seguro

A principal diferença é que o seguro dos cartões de crédito reembolsam as despesas que você efetivar, ou seja, você precisará desembolsar pelo atendimento e depois será ressarcido das despesas médicas comprovadas. Verifique com muita atenção como é o procedimento e quais são os documentos para obter reembolso.

Em primeiro lugar veja se você tem direito ao seguro-viagem gratuito do cartão de crédito e quem mais tem. Normalmente todos os passageiros que viajam com passagens compradas pelos cartões Visa Platinum ou Infinite, e Master Platinum ou Black, por exemplo, estão cobertos. Algumas operadoras de cartão de crédito até oferecem o certificado Schengen junto a um seguro viagem para Europa gratuitamente.

Para os segmentos Classic, Standard e Gold, normalmente os serviços oferecidos são bem básicos e a apólice só é válida para acidentes em caso de morte e não dá suporte a despesas médicas, isso pode ser um problema.

As seguradoras trabalham de forma diferente você escolhe o tipo de seguro que se encaixa melhor na sua viagem quando está fechando a contratação. O seguro viagem adquirido diretamente das seguradoras trabalha com uma rede conveniada e caso você precise, basta acionar a seguradora e eles te indicarão a rede de atendimento mais próxima. Não há desembolso. O atendimento é 24 horas, 7 dias da semana na sua língua.

Dependendo do caso poderá ser enviado um médico até o hotel que você está hospedado. Em caso de traslado de corpo, a seguradora cuida de todo o processo.

De qualquer forma comparar os dois é sempre a melhor opção. Em ambos os casos tenha bastante atenção à cobertura que você está recebendo ou comprando. Analise as regras, as condições de uso e a cobertura do plano.

O melhor mesmo é contratar e não precisar usar o seguro, mas pensa bem: viajar sem seguro???? Não é opção, com certeza.

Veja se o seguro está adaptado ao perfil de sua viagem

POR QUE EU PRECISO DE UM SEGURO DE VIAGEM??

Todo seguro viagem possui vantagens e restrições. Não existe um seguro de viagem perfeito e que funcione para todas as pessoas e para todos os tipos de viagem. Aquele que seu amigo comprou e indicou pode não ser o melhor para você. Cada tipo de viagem exige um que se adapte ao que você planejou.

Esqui, surfe, trekking, trilhas, paraquedismo, balões, corridas alguns seguros e assistências não cobrem acidentes esportivos em seus produtos básicos, mas podem incluir essa cobertura como um adicional, por um custo extra. Você deve analisar quais são os possíveis riscos que terá durante a sua viagem. Isso facilitará a sua vida na hora de escolher o melhor plano para você.

Também é possível contratar itens extras como doenças crônicas ou preexistentes. Veja o seu caso. Somos únicos e você deve contratar um seguro viagem com cobertura para o seu tipo de pessoa e de viagem.

Preciso usar o meu seguro viagem, e agora?

O primeiro passo ao precisar utilizar o seu seguro viagem é entrar em contato com a seguradora o mais rápido possível. Aquela papelada que sugerimos que você leve impressa e o cartão da seguradora entram em ação neste momento. Algumas seguradoras dispõe de aplicativos no celular, e você pode solicitar atendimento por este canal também.

call center

Algumas seguradoras trabalham com reembolso, você paga as despesas para depois ser receber da seguradora. Por isso quando fizer a contratação, se esta for a forma escolhida, peça uma lista com todas informações, documentos e comprovantes necessários para serem apresentados posteriormente e que devem ser guardados.

Saiba que esses documentos variam de acordo com a situação por isso, saiba exatamente o que você precisará apresentar para receber seu dinheiro de volta e não ter nenhum problema.

Perguntas e respostas rápidas:

O seguro cobre viagens de carro? Sim, o seguro cobre toda situação em que o contratante necessite das coberturas contratadas. Neste caso a bagagem não está incluída já que o responsável pelas malas é o próprio viajante.

É possível estender minha apólice estando em viagem? Sim, entre em contato com a seguradora alguns dias úteis antes da data do vencimento da apólice e solicitar.

Vou viajar por vários países, meu seguro vai me dar cobertura? Sim, optando pelo seguro viagem internacional você estará assegurado em qualquer país.

O Seguro viagem anual pode ser mais barato para viajantes frequentes? Sim, se você faz mais de uma viagem internacional por ano, contratar um seguro viagem anual pode ser mais barato do que comprar individualmente cada vez que for sair do país.

Comprar seu seguro viagem é bem simples

Agora que você já entendeu sua necessidade e sabe bastante sobre seguro viagem chegou a hora de contratar e o melhor é comparar os detalhes de cobertura de cada plano oferecido.

Comece sua pesquisa pelo menor preço e escolha pelo menos 4 seguradoras e veja que cobertura cada uma te oferece. Deu trabalho??? A Seguros Promo faz isso para você e te apresenta uma tabela completa. Aí é só comparar e escolher a melhor assistência para você.

Você só precisará selecionar o destino, a data de ida, a data de retorno e deixar uma forma de contato. Automaticamente serão apresentados os planos de das seguradoras que se encaixam no destino e na duração de sua viagem. Para comprar o mais barato basta clicar no botão “menor preço” para ordenar a lista pelo valor mais baixo. Simples assim!!!!

Comparação preços seguros pela Seguros Promo

O melhor a gente deixou para o final: um cupom de desconto

Sua busca pelo seguro viagem mais barato pode ter resultados ainda melhores usando um cupom de desconto! Temos parceria com a Seguros Promo, para conseguir o desconto basta inserir o código VIAJARMAISAOS505.

Ah!!! E tem mais, pagando com boleto bancário são mais 5% de desconto. Uma economia de 10%. 😉

Faça sua cotação com a Real Seguros também. Compare todas as opções e viaje seguro!!!!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)