fbpx

Uma cidade grande, agitada, linda e repleta de atrações turísticas. Preparamos um roteiro em Lisboa Portugal. Vem nesse passeio!!!

Em um roteiro bem montado de 3 dias é possível descobrir toda sua beleza. Mas se puder ficar mais um tempo dá para incluir viagens de bate e volta por cidades vizinhas como Sintra, Cascais, Óbidos e muitos outros.

Aqui te mostramos o que é possível fazer em 1 dia na encantadora Lisboa.

Roteiro Lisboa 1 dia - mapa
O que fazer em Lisboa - Taxi Portugal

Para passeios personalizados às principais cidades de Portugal sugerimos contratar o José Carlos, um taxista brasileiro muito simpático e com preços bem atrativos.


Antes de começarmos com o roteiro em Lisboa Portugal é bom saber que a história dessa cidade passa nas mãos de um grande homem: Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal.

O TERREMOTO DE 1755

Era manhã de 1º. de novembro de 1755 quando Lisboa foi atingida por um devastador terremoto. Minutos depois um segundo tremor, mais violento do que o primeiro. A magnitude desse terremoto reduziu metade da cidade a ruínas. Quando houve o terceiro tremor iniciaram-se incêndios por toda Lisboa. Não bastasse toda a destruição, uma hora mais tarde imensas ondas formadas no Tejo inundaram a parte baixa da cidade.

Estudos atuais calculam que o tremor de 1755 tenha alcançado 9 graus na escala Richter (a escala vai até 10).

Marquês de Pombal foi quem reconstruiu a cidade, tomando medidas imediatas. Para evitar uma proliferação de doenças foi necessário enterrar os mortos rapidamente. É daí que se diz que Marquês de Pombal proferiu uma frase famosa (provavelmente só mito): “Agora enterram-se os mortos e cuidam-se os vivos”.

A cidade de Lisboa foi completamente remodelada durante o processo de reconstrução. A antiga cidade medieval, cheia de becos, ruas tortas e pequenas deu lugar ao estilo pombalino com ruas lineares e largas.

O projeto arquitetônico e a reconstrução da cidade ficou a cargo de Carlos Mardel, Manuel da Maia e Eugênio dos Santos.

O QUE FAZER EM LISBOA

Depois desse breve relato vamos ao roteiro em Lisboa Portugal.

Andar a pé é uma das melhores maneiras de se conhecer uma cidade. Entrar e sair de ruas, becos, ver lojas e caminhar ao lado dos moradores e de outros turistas permite uma interação incrível com o local visitado.

Existe um tour guiado muito bem recomendado que passa por toda a região central a pé. Reserve sua vaga aqui. É grátis!!! E o guia explica tudo na língua que você optar na hora da reserva.

Roteiro de 1 dia em Lisboa - Guia CIVITATIS

A PRAÇA DO COMÉRCIO – TERREIRO DO PAÇO

A Praça do Comércio que até hoje é chamada de Terreiro do Paço fica na beira do Rio Tejo tem degraus de mármore saindo do rio e é uma das maiores praças da Europa além de ser um dos pontos altos de Lisboa. Era a porta de entrada para a cidade – usada pela realeza e embaixadores.

Foi residência do rei Manuel I a partir de 1511 e era no Terreiro do Paço que ficava sua biblioteca que infelizmente foi toda queimada no terremoto de 1755.

Os charmosos edifícios amarelos estão ocupados por ministérios, departamentos governamentais além de hotéis e restaurantes. No centro da praça está a estátua de D. José I em cima de um cavalo, esculpida por Joaquim Machado Castro. Curiosidade: Esta é a primeira estátua equestre de Portugal e uma das primeiras do mundo a ser fundida em suas dimensões de uma só vez.

 Ao Norte, a praça conta com o Arco do Triunfo da Rua Augusta outro cartão postal de Lisboa e que é possível subir para apreciar a vista.

RUA AUGUSTA

É uma rua de pedestres, uma das mais famosas de Portugal, que vai do Arco do Triunfo até a Praça do Rossio. No comércio da Rua Augusta se destacam as lojas de marcas internacionais, ideais para quem também quer fazer compras.

Roteiro de 1 dia em Lisboa - Rua Augusta

Aqui também existem muitos restaurantes. Sentar-se em um deles e se deliciar com um cardápio regional e com um bom vinho nacional (são todos maravilhosos) é uma ótima opção. Os valores variam muito então é só sintonizar seu bolso com os preços cobrados e aproveitar.

Antes das refeições é servido pão, azeitonas e manteiga. Esse serviço normalmente é cobrado então para não se espantar com a conta pergunte antes o valor e se não quiser basta dizer para retirar.

Continuando nosso roteiro por Lisboa Portugal, a caminho da Praça Dom Pedro IV fica o Elevador de Santa Justa, que tem acesso também pelo Convento do Carmo. É mais do que um elevador que liga a Cidade Baixa a Cidade Alta é um ponto turístico, inaugurado em 1902 a obra toda em ferro fundido com 45 m de altura é de Raul Mesnier du Ponsard, engenheiro português de origem francesa.

PRAÇA DOM PEDRO IV – PRAÇA DO ROSSIO

Praça de D. Pedro IV ou Praça do Rossio como é mais conhecida, é uma das mais importantes praças de Lisboa. Por aqui já passaram touradas, atos militares, autos de fé da Inquisição e atualmente comícios.

Foi nesta praça em 25 de abril de 1974 quando os militares pretendiam restabelecer a democracia que uma florista ofereceu um cravo a um soldado. Ele o colocou em seu fuzil, imediatamente outros soldados também pediram um cravo e o colocaram em seus fuzis.

Roteiro de 1 dia Lisboa - Celeste Caeiro
Fonte: R7

Outras floristas, mais cravos e de repente todos os fuzis estavam floridos, dando origem ao nome “Revolução dos Cravos”. Uma revolução única, que é lembrada pela ausência de derramamento de sangue.

A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, a senha era uma música proibida pela censura, “Grândula Vila Morena”, de Zeca Afonso.

Grândola, vila morena / Terra da fraternidade / O povo é quem mais ordena / Dentro de ti, ó cidade

D. Pedro IV, nosso D Pedro I é a estátua central, que dá o nome a praça, foi inaugurada em 1870 e tem 27,5 m. A justiça, a prudência, a força e a moderação são as quatro figuras femininas na base do pedestal e elas representam as qualidades atribuídas a D. Pedro I.

Roteiro de 1 dia Lisboa - Praça D.Pedro IV

Reparou o calçamento???? Você já viu no calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro!!! Exatamente. Foi daqui que veio a inspiração. O padrão de ondas do mar na calçada da Praça do Rossio é conhecido por Mar Negro um dos primeiros nas calçadas de Lisboa encontramos as pedras portuguesas em muitos outros roteiros por Lisboa – Portugal.

PRAÇA DOS RESTAURADORES

No centro dessa praça está a homenagem aos que lutaram para a libertação do domínio espanhol, em 1640, um obelisco com 30 metros de altura. O que a torna também um ótimo ponto de encontro.

Roteiro de 1 dia em Lisboa - Praça dos Restauradores

Ao seu redor existem outros pontos turísticos que devem ser visitados como o elegante Palácio da Foz de 1777. O edifício do antigo Cinema Eden, inaugurado em 1937. Outro ponto imperdível é o Elevador da Glória que te leva ao Bairro Alto. É possível comprar os bilhetes com o condutor e custa 3€.

AVENIDA DA LIBERDADE

Considerada uma das mais importantes e bonitas avenidas de Lisboa, não pode ficar de fora do roteiro de Lisboa – Portugal. É por aí que seguimos em um trajeto muito arborizado e por isso delicioso de se caminhar, mesmo no inverno. O destaque na nossa opinião fica para o lindo calçamento de pedras portuguesas.

Aqui encontramos bons restaurantes, lojas sofisticadas, hotéis e edifícios comerciais. Uma caminhada agradável que termina na Praça de Marquês de Pombal.

PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL

No centro da praça está Marquês de Pombal ao lado de um leão, o símbolo clássico do poder, ele admira sua obra prima: a baixa Lisboa. Uma belíssima homenagem ao responsável pela reconstrução da cidade.

Roteiro de 1 dia em Lisboa - Praça Marques de Pombal

Esta é uma zona boa para se hospedar, tranquila, mas com lugares animados para se visitar. A praça já foi chamada de “rotunda” e é um marco para a ligação do trânsito entre diversas artérias da cidade.

COMO CHEGAR EM LISBOA

Para quem vem de outro país a chegada em Lisboa acontece pelo aeroporto Humberto Delgado ou aeroporto da Portela. Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas aqui, escolha a melhor opção de valor e data.

COMO SE LOCOMOVER EM LISBOA

Se você pretende usar o transporte público sua primeira tarefa é adquirir o cartão Viva Viagem ele é pré-pago e válido em todos os meios de transporte da Grande Lisboa, ou seja metro, barcos, autocarros, comboio (linhas de Sintra e Cascais), elétricos, elevadores e ascensores.

Existem algumas modalidades de títulos:

  • Viagem/Unidade: compra de viagens unitárias.
  • Bilhete 24h/Diário: vale a pena se realmente quiser andar em vários transportes históricos no mesmo dia. Tem uso ilimitado durante 24h a partir da primeira validação.
  • Zapping: muitas vezes as tarifas são mais baratas em zapping do que o valor unitário.

Mapa Metro Lisboa
Cartão VIVA Viagem

Uma outra opção de transporte é o Bolt um aplicativo como o Uber só que pela metade do preço. Basta baixar o app que está disponível nas lojas AppStore e GooglePlay

ROTEIRO DE 1 DIA EM LISBOA
ROTEIRO DE 1 DIA EM LISBOA

Venha com a CIVITATIS neste roteiro por Lisboa – Portugal, numa viagem pelos locais mais emblemáticos da capital portuguesa, e mergulhe no passado e no presente da cidade do Fado. Reserve ao menos 1 hora e meia para esse passeio. Você pode reservar sua entrada com a CIVITATIS agora mesmo.


# E O CLIMA???

Para não errar é sempre bom verificar o clima antes de sair de casa. Isso ajuda a montar sua mala. E falando em malas que tal ser adepto do menos é demais????

Acredite, é possível montar uma mala com menos itens, usando peças coringa. Veja nossas dicas de como montar uma mala para uma semana de viagem e faça as adaptações da quantidade de dias.


O que fazer em Lisboa 1 dia - Rua Augusta

Não viaje sem um seguro viagem. Veja aqui os motivos. Aproveite!!!


# MAIS DICAS PARA SUAS VIAGENS

Os países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro-viagem com cobertura específica. O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que estabelece a livre circulação dos visitantes, na prática é como se se você entrasse em um único país. Diferentemente da União Europeia, que se volta para a área política e econômica, o espaço Schengen tem por objetivo o controle de circulação de pessoas e de fronteiras.

Além disso você vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.

Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.


ROTEIRO DE 1 DIA EM LISBOA

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências. Alguns links desta página são afiliados, temos parceria com eles e confiamos no trabalho que fazem. Se você fizer sua compra aqui nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar.


Se apesar de todos os cuidados sugeridos você não se sentir à vontade para viajar por qualquer motivo pessoal, fique em casa, se cuida e aproveita esse tempo para você fazer o que mais gosta. A gente ama planejar viagens!!!!



0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)