fbpx

Estamos em Manaus e além dos passeios no Centro Histórico – Teatro Amazonas, da Praia do Tupé, do Passeio pelo Rio Negro e no almoço da Feira da PANAIR ainda nos falta conhecer as Cachoeiras de Presidente Figueiredo.

CONTRATANDO UM GUIA DE TURISMO LOCAL

Nas nossas viagens damos preferencia a contratação de guias locais, apoiando empresas e o comércio da região. Foi assim que descobrimos a agência de turismo Boto da Amazônia.

Uma agência de turismo familiar voltada para o turismo ecológico e com respeito total a natureza, atuam desde 1991 com uma equipe treinada e responsável.

Contratamos a um custo de R$ 150,00 por pessoa. No preço fechado está incluído o translado (hotel/cachoeiras/hotel), guia com conhecimento da área, entrada em 03 cachoeiras, água a vontade (garrafinhas) e almoço. Saída às 08:30 e volta às 17:30.

Vamos conhecer os principais atrativos do Parque Ecológico Iracema Falls, duas cachoeiras e três grutas: Cachoeira Iracema e das Araras; Grutas Palácio Galo da Serra, da Onça e da Catedral, todas localizadas no coração da floresta amazônica.

Mas antes um pouquinho sobre o município:

CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO - mapa

PRESIDENDE FIGUEIREDO

Presidente Figueiredo é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas, criado em 1981.

Além das Cachoeiras, Presidente Figueiredo tem um patrimônio cultural incrível. Acontecem festas religiosas e folclóricas durante todo o ano. A Festa do Cupuaçu, Carnachoeira, Torneio de Pesca do Tucunaré e a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são alguns dos exemplos.

Como em muitas regiões do Brasil aqui vivem também alguns povos indígenas. Exemplo disso são os Waimir-Atroari que ocupam cerca de 30% do território do município.

A visitação à aldeia dos Waimiri-Atroari, localizada na porção nordeste do município de Presidente Figueiredo, não é aberta ao público, eles ainda preservam identidade própria mantendo o modo de vida dos primeiros habitantes da região.

Não pensem que o nome Presidente Figueiredo é em razão do General Figueiredo. É uma homenagem a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha (1798 – 1861), primeiro presidente da província do Amazonas.

Já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos e formatos, além de corredeiras.

Presidente Figueiredo - Praça Indio Wairimi
Presidente Figueiredo - Praça Indio Wairimi

CAFÉ DA PRISCILA

Uma viagem de, 107 Km, uma hora e meia, até as Cachoeiras de Presidente Figueiredo, em uma estrada boa a BR 174. Nem precisava de pausa, mas é que no caminho fica o famoso “Café da Priscila”, parada obrigatória para experimentar o verdadeiro café Amazonense e provar outras delícias locais.

Café Priscila

CACHOEIRAS

Como poderíamos deixar passar o turismo ecológico? O turismo em cachoeiras? E para onde ir?  Presidente Figueiredo, que é conhecida como a terra das cachoeiras pela farta oferta de banhos, selva, grutas, cavernas e, obviamente, de quedas d´água.

O melhor desse passeio é se deparar com imponentes paredões de pedra, solo com raízes e folhagens típicas da floresta úmida e águas correntes de cor âmbar. Os atrativos, encravados nas rochas milenares estão cercados pelo verde intenso da floresta. Temos a sensação de estarmos perdidos em um oásis no meio da maior floresta tropical do mundo.

CACHOEIRA IRACEMA e CACHOEIRA DAS ARARAS

A Cachoeira Iracema é um lugar lindo e vale a pena ir para passar o dia, a cachoeira é uma bela queda d’água de 8 metros de altura.  É a mais conhecida pelos viajantes de outros estados até porque foi cenário da novela ‘Além do Horizonte’, da Rede Globo.

Durante as cheias o volume d’água, gelada, impressiona, e na vazante do rio é possível aproveitar as piscinas naturais e tomar banho direto na cachoeira.

É outra cachoeira linda!!  A Cachoeira das Araras. Saindo da Cachoeira Iracema são mais 30/40 minutos de trilha rio abaixo. Na época de cheia não dá para fazer essa trilha porque parte dela beira o rio.

É uma das cachoeiras mais populares do município.

Presidente Figueiredo - Cachoeira Iracema
Presidente Figueiredo - natureza
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
Presidente Figueiredo - cor do rio ambar
Presidente Figueiredo - Cachoeira Iracema
Presidente Figueiredo - Cachoeira Iracema
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO

GRUTA DA ONÇA E GRUTA DA CATEDRAL

Essas grutas estão localizadas em ambos os lados da Cachoeira de Iracema. O cenário apresenta belos paredões de arenito esculpidos, exóticas cavernas, sítios geológicos que são parte da história do planeta terra.

Essas rochas têm idades desde o Proterozóico ao Cenozóico. Já estiveram sob o mar, sob o gelo e hoje estão em meio à exuberante floresta amazônica.

CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO - Galo da Serra
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
Catedral - CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO

CORREDEIRA DO URUBUÍ

Esta é a recepção para quem visita a cidade, o monumento do índio Waimiri saindo de dentro da casca do cupuaçu. Aqui você vai encontrar muitas banquinhas/barraquinhas vendendo doces maravilhosos desse fruto. Vale provar se você ainda não conhece, mas se já, uma parada para se deliciar!!!!

Nossa visita aconteceu durante a semana e por isso o lugar estava mais vazio, mas nos fins de semana, por ter acesso gratuito, fica bem lotado.

As fortes correntezas de águas negras formam uma piscina natural bem convidativa para passar um tempo agradável. Os principais restaurantes e hotéis da cidade ficam bem próximos.

Presidente Figueiredo - Cachoeira Urubui
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO - Cachoeira do Urubuí

Para conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo o ideal é ficar uns 2 ou 3 dias. Nossa opção foi a de bate volta a partir de Manaus e por isso somente conhecemos essas três atrações. Mas existem essas outras cachoeiras.

Basta você se hospedar em Presidente Figueiredo e aproveitar todas elas!!!!

CONFIRA ESTAS 5 OPÇÕES

#1 - CACHOEIRA BERRO D’ÁGUA

Fácil acesso, águas rasas, queda d’água baixa, mas extensa, praia e areia no fundo da correnteza. Diante de toda essa tranquilidade essa é uma cachoeira ótima para crianças e para quem não sabe nadar.

Possui infraestrutura como restaurante, estacionamento e banheiros. É um bom lugar para quem curte camping. É claro que toda essa facilidade atrai muita gente e se você é daqueles que gosta mesmo de aproveitar esses momentos junto à natureza melhor escolher outra rssss.

#2 - CACHOEIRA DO MUTUM

Para chegar a Cachoeira do Mutum são 6km de trilha. É conhecida por seus buracos encravados na rocha que formam piscinas naturais no meio da corredeira. Existem também algumas praias e locais para banho especialmente de crianças.

#3 - CACHOEIRA DO SANTUÁRIO

Se você está procurando uma cachoeira com infraestrutura escolha a Cachoeira do Santuário, que recebe este nome porque abriga uma pequena imagem de Santa Clara na primeira queda d’água do total de três.

#4 -CACHOEIRA DA PEDRA FURADA

Com uma queda d’água que brota do alto de uma pedra, é formada por furos e é essa formação que dá o nome a cachoeira.

É a mais distante entre as cachoeiras de Presidente Figueiredo, por isso o fluxo de pessoas é baixo, mas a distância é recompensada com um visual incrível, sem dúvidas o lugar tem uma beleza exótica.

Não possui infraestrutura para turistas, é ideal para entrar em contato com a natureza e para aqueles que buscam tranquilidade.

#5 - CACHOEIRA DOS PÁSSAROS

É de nível fácil sem trilhas, ideal para levar toda a família, principalmente crianças. Tem boa infraestrutura com restaurante e locais para armar redes e também uma tirolesa e passeio de boia. A corredeira é forte e a água deliciosamente gelada.

Se você busca tranquilidade sugerimos visitar esta cachoeira durante a semana que é mais tranquila.

Indicamos fazer esse passeio, onde você pode mergulhar nos rios, cachoeiras e corredeiras, entrar em grutas e se deparar com morcegos, conhecer um pouco da história local.

Veja também o que o Blog do Mário Adolfo conta sobre as cachoeiras em Presidente Figueiredo

Mais um dia e nossa despedida foi se banhando nas águas doces no Amazonas, mas dizendo “Thiangôn” (tchau em dialeto Indígena) em breve estaremos de volta…

COMO CHEGAR

São 107 Km ao norte de Manaus. O acesso é pela BR-174 que é a principal rodovia existente na localidade. É ela que liga o município de Presidente Figueiredo à Manaus, Boa Vista, capital de Roraima, e a Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

Se preferir contrate um guia turístico, mas se for de carro passe no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) logo na entrada da cidade para conferir todas as informações sobre as cachoeiras.

# DICAS DE TRILHAS

Tudo pronto para a trilha?!?!?! Ainda não… Prepare-se para andar muito, por isso vá com tênis confortável, bermudas e camisetas leves. Caminhar sob o sol carece de cuidados com a pele capriche no protetor solar. Mata, trilha, natureza é certeza encontrar insetos portanto o uso de repelente vai ser muito importante para mantê-los longe de você.

Se você se interessar pelo passeio pela pelas trilhas recomendamos levar água, sucos e petiscos e sanduiches. Bebidas alcoólicas não combinam com trilhas e cachoeiras. Fazemos o mesmo!!

Presidente Figueiredo - Trilhas
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
Presidente Figueiredo - Ponte na trilha
Presidente Figueiredo - Trilha
Presidente Figueiredo - Trilha
CACHOEIRAS PRESIDENTE FIGUEIREDO
Presidente Figueiredo - Trilha

# E O CLIMA???

O Clima é equatorial e por isso o calor e a umidade ficam nas alturas. A temperatura média entre 25o C e 35o C e a umidade pode passar dos 90%.

Entre outubro e fevereiro as chuvas diminuem, diferente da época de março a maio, onde o índice aumenta. Setembro é o mês mais quente do verão amazônico.

Agendar a viagem para os meses em que os níveis das águas estão mais baixos é uma boa escolha, assim os banhos nas cachoeiras são mais seguros e gostosos. E aí é só curtir e aproveitar esse passeio por uma das regiões mais belas do mundo.

Relaxar numa rede sob a sombra da floresta e interagir com a natureza, nadar, aproveitar o sol, ler um livro ou somente ver o tempo passando lentamente.

ORGANIZE SUA VIAGEM - PRESIDENTE FIGUEIREDO

  • Se você quiser conhecer Presidente Figueiredo veja as opções de  hospedagem.
  • Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, veja aqui os motivos. Aproveite o cupom de 5% na Seguros Promo pra você. VIAJARMAISAOS505

# MAIS DICAS PARA SUAS VIAGENS

Você sabia que ter um seguro para viajar pelo Brasil também é muito importante? Você já se perguntou se o seu plano de saúde tem atendimento nacional. Estão incluídos cuidados como translado médico, fisioterapia e medicamentos?

Depois deste momento de pandemia que vivemos a melhor opção é mesmo seguir viagem com um seguro viagem. A gente nunca sabe o que pode acontecer.

E se ainda assim tudo estiver incluído no plano de saúde você vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.

Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.

PRESIDENTE FIGUEIREDO – CACHOEIRAS

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.

Alguns links desta página são afiliados, temos parceria com eles e confiamos no trabalho que fazem. Se você fizer sua compra aqui nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar.

Curtiu este post veja também nossas dicas de viagem pós pandemia para Cavalcante em Goiás.

Essa é a campanha "Melhores lugares para viajar pelo Brasil depois da pandemia"

Esse passeio pode ser seu desejo a ser realizado quando estivermos livres da quarentena.

Vamos:

  • nos desconectar dos smartphones, da internet e nos conectar com a natureza.
  • aproveitar para conhecer nosso país.
  • criar histórias para contar.

O Brasil precisa de você e o Turismo agradece.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)