fbpx

São João del Rey faz parte do roteiro turístico da Estrada Real, veja no mapa ao lado. Neste post a gente mostra para você cinco pontos turísticos e você vai amar conhecer.

Este caminho foi batizado de Estrada do Ouro ou Estrada Real, e o Caminho Velho foi o primeiro caminho criado, e terminava em Paraty .  Servia para transportar o ouro extraído das Minas Gerais para o porto em Paraty e posteriormente para Portugal. No retorno à Ouro Preto traziam mantimentos que abasteciam as cidades mineiras.

5 PONTOS TURÍSTICOS PARA CONHECER EM SÃO JOÃO DEL REY
passaporte estrada real

Em São João del Rey também é possível carimbar o passaporte, mas o tempo foi bem corrido e ainda choveu um pouco. Não tivemos tempo.

Se você quiser saber mais sobre o Instituto Estrada Real possui um site repleto de informações sobre todos os caminhos usados durante o ciclo do ouro no Brasil. E foi nele que tiramos nosso passaporte e onde carimbamos nossos passos pela história.

Fizemos a viagem partindo de carro de Brasília, montamos nossa rota usando o Google Maps e, para calcularmos o custo com gasolina e pedágios, o Mapeia.

Mapa BH até S.J Rey

Você sabia que ter um seguro para viajar pelo Brasil também é muito importante? Você já se perguntou se o seu plano de saúde tem atendimento nacional. Estão incluídos cuidados como translado médico, fisioterapia e medicamentos?

E se ainda assim tudo estiver incluído no plano de saúde se você comprar o seguro viagem vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.

Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.

SÃO JOÃO DEL REY

Chegamos em São João del Rey de Maria Fumaça vindos de Tiradentes , durante o percurso de 40 minutos nos 12 km que separam as duas cidades muitas informações históricas e turísticas são repassadas pelo alto-falante enquanto aproveitamos a paisagem e o apito da Maria Fumaça.

Dica: Em Tiradentes, ao entrar nos vagões sente-se do lado direito.

São João del Rey Estação de Trem
São João del Rey Maria Fumaça

A história de São João del Rey e a de Tiradentes começam juntas, eram uma única cidade, fundadas em 1702 e tiveram como primeiro nome: Rio das Mortes, também conhecido como Santo Antônio do Rio das Mortes.

Seu primeiro nome foi Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar e elevou-se a Vila de São João del Rey em 1713 e foi somente em 1838 que se tornou São João del Rey. É berço de ilustres personalidades.

São João del Rey
São João Del Rey Pé Rapado
São João Del Rey

É também a única cidade do Brasil onde os sinos são ouvidos dia e noite, cada badalar tem um significado, é a linguagem dos sinos. Existe em São João del Rey um museu que é o único no Brasil.

São João del Rey é conhecida como a terra da arte, da música e da cultura e também conhecida como a cidade onde os sinos se falam. Através dos toques e badalos os moradores sabem qual a cerimônia será realizada se é uma missa de irmandade, de casamento ou de corpo presente. Se o corpo velado é de um homem ou de uma mulher, se é rico ou pobre.

São João Del Rey Museu dos Sinos acesso
São João Del Rey Museu dos Sinos interior
São João Del Rey Museu dos Sinos
São João Del Rey Museu dos Sino janela

Contratamos um guia turístico na estação de trem em Tiradentes para maximizar nosso passeio em São João del Rey. Como faríamos o percurso a pé talvez não fosse possível conhecer muitos pontos turísticos e dessa forma conseguiríamos fazer mais em menos tempo e com a riqueza de detalhes das histórias de cada um dos monumentos visitados que os guias de turismo sempre acrescentam.

CEMITÉRIO COBERTO DA ORDEM DOS CARMELITAS

O primeiro ponto turístico em São João del Rey é um Cemitério datado de 1806, foi o primeiro cemitério coberto a ser construído. Chama atenção logo de cara o portão do cemitério que é de ferro batido e pesa 1,5 toneladas.

São João del Rey - Cemitério
São João del Rey Cemitério Coberto

Naquela época as mulheres não podiam ser enterradas neste cemitério exceto aquelas que se casassem e fossem fiéis até a morte e mesmo assim teriam direito a um túmulo no chão já que as paredes laterais eram reservadas para os homens. Num trocadilho eles teriam direito a sombra e água fresca mesmo depois da sua morte. Assim vivíamos a mais de 200 anos atrás.

SOLAR DA BARONESA

O maior solar de São João del Rey é o casarão, branco e vermelho de dois andares, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Solar da Baronesa de Itaberava (em tupi-guarani Ita = pedra, Berava = preciosa), amante do Imperador Dom Pedro II.

Na casa moravam apenas quatro pessoas, a Baronesa, seu irmão, seu pai e sua mãe. São 62 cômodos dos quais 42 são quartos.

São João Del Rey Solar da Baronesa

Uma curiosidade é a que nesta época as casas não possuíam banheiro, e os dejetos era jogados na frente da casa, no meio fio, e naturalmente desciam até os rios.

Só em 1879 quando Portugal proibiu que os dejetos fossem jogados na frente da casa foi utilizado a parte de trás da casa. Os escravos juntavam tudo aquilo em potes e lançavam aos rios.

Quando um Barão não gostava de outro pedia a seus escravos que jogassem os dejetos na porta da casa do seu desafeto.

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO

Este ponto turístico é daqueles que não dá para sair de São João del Rey sem visitar. A construção é datada de 1732 foi projetada pelo pai de Aleijadinho com a fachada do ano de 1785 feita por Francisco de Lima Cerqueira. Os altares são feitos em madeira e revestidos em argila retirada dos rios próximos. O artista responsável principal foi Joaquim Francisco de Assis Pereira.

São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo fachada

A principal parte do altar-mor veio de Portugal de caravelas até o Rio de Janeiro e depois percorreu, por mais 90 dias em lombos de burros, o caminho real. Durante a viagem os burros foram atacados por um enxame de abelhas e algumas peças se perderam e precisaram ser esculpidas aqui no Brasil. Por esse trabalho Joaquim Francisco de Assis Pereira cobrou em moeda da época o equivalente hoje a R$ 10 milhões.

Ele reconheceu que cobrou muito caro pelo pouco trabalho feito e para se redimir fez no teto da igreja a imagem de Nossa Senhora do Carmo aparecendo para o Papa João XXII e doou para a ordem terceira.

São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo interior
São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo teto

PELOURINHO

O segundo pelourinho de São João del Rey foi construído em 1833 em pedra de cantaria. Uma pedra rejeitada pelos artistas pois era difícil de ser manuseada já que rachava com muita facilidade se fosse utilizada muita força.

São João Del Rey Pelourinho

MATRIZ DE SÃO JOÃO DEL REY - NOSSA SENHORA DO PILAR

Padroeira de São João del Rey, de Ouro Preto e Rainha da Espanha. A aparição da Santa se dá na cidade de Zaragoza na Espanha, à beira do mar sobre um pilar dando força aos viajantes que fariam a travessia do oceano.

Espalhados pela Igreja são 268 kg de ouro e também muita prata que nessa época era mais cara do que o ouro, pois vinha de Portugal e o ouro era encontrado aqui com facilidade. O valor era de 3kg de ouro por 1kg de prata.

São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Pilar fachada
São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Pilar interior detalhes
São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Pilar interior

O principal artista presente nas obras é Francisco Viegas Barbosa que em troca do seu trabalho pediu uma sepultura para ele e seus familiares atrás do altar mor onde eram enterrados somente padres e bispos.

O teto da Igreja foi pintado em 1756 por José Venâncio do Espírito Santo que não cobrou nada, mas pediu ao padre que reservasse para ele um lugar no céu.

Como o padre disse que não tinha esse poder e que ele mesmo deveria fazer sua indicação, não pensou duas vezes e na sua pintura do teto ao lado da pintura de Santa Teresinha observa-se a pintura de um anjo indicando o caminho para o céu. Na barriga do anjo percebe-se o autorretrato do pintor de terno preto e camisa branca. O anjo olha para este retrato e o direciona para o caminho do céu.

São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Pilar teto
São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Pilar detalhe teto

# DICAS DE ESTADIA EM SÃO JOÃO DEL REY

Em São João del Rey existem muitas pousadas com ótimas ofertas veja aqui onde se hospedar.

Nós ficamos hospedados em Tiradentes na Pousada Arraial Velho.

# CURIOSIDADES

Depois de visitarmos todos estes pontos turísticos ouvimos algumas curiosidades sobre eles, veja quais:

  • Os escravos cortavam as pedras de cantaria cantando e a lixavam no ritmo da música. Os barões não gostavam de ouvi-los cantar e isolavam os escravos dando origem ao canteiro de obras.
  • Os crucifixos têm o Cristo diferente dependendo do século em que foram feitos. No século XVII o Cristo está crucificado com os dois pés separados e a cabeça levemente caída para o lado direito. Já no século XVIII tem a cabeça tombada totalmente para o lado do ombro esquerdo e o pé esquerdo sobre o direito. No século XIX a cabeça do Cristo está tombada para o lado direito e o pé direito está sobre o esquerdo.
  • Os sinos nas torres da Igreja Matriz pesam 2.800 kg e tocam em um ritmo lento dizendo: barão… barão… barão se o corpo velado é de uma pessoa rica. Mas se for um pobre sendo velado a batida é rápida e no repinique do sino ele diz: tem nada não, tem nada não, tem nada não.
São João Del Rey Igreja Nossa Senhora das Mercês

ORGANIZE SUA VIAGEM EM SÃO JOÃO DEL REY

  • Sua estadia pode ser contratada por este link.
  • Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, veja aqui os motivos. Aproveite o cupom de 5% na Seguros Promo pra você. VIAJARMAISAOS505
  • Se for alugar um carro no destino, compare os preços de diversas locadoras pela RentCars.
  • Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas com a Passagens Promo ou com a Max Milhas.

Comprando nesses links você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com o blog do Viajar mais aos 50.

TUDO SOBRE NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM

POUSADA ARRAIAL VELHO

Endereço: Rua Bárbara Heliodora,10 Parque das Abelhas – Tiradentes/MG

Instagram: @arraialvelhopousada

Facebook : @pousadaarraialvelho

Whatsapp: (32) 99994-1362

Entre em contato com a Pousada Arraial Velho diga que viu nossa matéria e peça um desconto extra.

Logo Pousada Arraial Velho
5 PONTOS TURÍSTICOS PARA CONHECER EM SÃO JOÃO DEL REY

*Gostaríamos de agradecer à Tania da Pousada Arraial Velho pelas cortesias na estadia que recebemos.

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.

Fale com a Tânia que leu esta matéria aqui no Viajar mais aos 50 e peça seu desconto do dia.

email

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)