fbpx

O Brasil nos encanta!!! Isso é bem claro nas nossas viagens, quase todas feitas para conhecer cada cantinho deste país continental. Nossa escolha desta vez foi pela Estrada Real.

Além das belezas da Estrada Real no estado de Minas Gerais temos a oportunidade de ver de perto nossa história, pisar o mesmo chão, ver os mesmos horizontes, dividir os mesmos ambientes de pessoas que ajudaram a construir nossa história.

OURO FINO Parque
OURO FINO Cidade
ESTRADA REAL: COMBO OURO FINO E CAXAMBU

Partimos de carro de Brasília, nosso porto seguro, e entre vindas e encontros com amigos no caminho chegamos em Ouro Fino.

Para montar nossa rota e encontrar os melhores caminhos usamos sempre o Google Maps e, para calcularmos o custo com gasolina e pedágios, o Mapeia.

Outra opção para partir de Ouro Fino é ir de avião, economizando na compra de sua passagem com a Max Milhas , até o Aeroporto Internacional de Viracopos e a partir daí alugar um carro com a rentcars.com  e seguir a partir deste ponto de carro pela Estrada Real.

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.512 Km de extensão, passando por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo. São caminhos trilhados por nossos colonizadores durante a descoberta do ouro no estado de Minas Gerais. Em 2001, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, com o objetivo de preservar este patrimônio histórico, criou o Projeto Estrada Real, que transforma essa estrada em ponto turístico

passaporte estrada real

O Instituto Estrada Real possui um site repleto de informações sobre todos os caminhos usados durante o ciclo do ouro no Brasil. E foi nele que tiramos nosso passaporte e onde carimbamos nossos passos pela história.

São 4 os Caminhos da Estrada Real: o Velho, o Novo, o Caminho de Sabarabuçu e o Caminho dos Diamantes. Nossa viagem se restringe a algumas das cidades do Caminho Velho.

ESTRADA REAL: COMBO OURO FINO E CAXAMBU

Parte da viagem fizemos em rodovias, nosso carro não é 4 x 4 e preferimos não arriscar. Mas ainda assim foi incrível encontrar os totens fazendo a marcação da Estrada Real.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Tudo começa com a descoberta do ouro na capitania de Minas Gerais e que precisava de um caminho para seguir para um porto em Paraty e depois embarcar para Portugal. A este caminho deram o nome de Caminho do Ouro ou Estrada Real.

Vamos começar essa viagem incrível!!!

OURO FINO

Ouro Fino é uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, e encontra-se no sul do estado. Conhecida como a melhor fornecedora de malhas no Circuito Turístico Malhas do Sul de Minas.

OURO FINO Pavilhão das Malhas

No Pavilhão das Malhas que fica na antiga estação ferroviária encontramos muitas lojas vendendo malhas. Os preços estavam muito bons e a promessa de não gastar muito na viagem foi quebrada logo na primeira cidade.

MENINO DA PORTEIRA

Esta cidade não faz parte da Estrada Real, mas seria impossível passarmos pelo menino da porteira sem ao menos tirar uma foto e ver de perto essa história. O Monumento do Menino da Porteira foi inaugurado em 2001, tem 10 metros de altura e é uma homenagem a música de mesmo nome muito conhecida na voz de Sérgio Reis, e que originalmente foi gravada pela dupla Luizinho e Limeira em 1955.

OURO FINO Menino da porteira Entrada cidade
OURO FINO Menino da porteira
OURO FINO Menino da Porteira Menino da Porteira Fino entrada da cidade

É impossível passar pela atração sem vê-la, pois, está localizada bem no trevo da entrada para a cidade estrategicamente posicionada para nos dar boas-vindas criando uma atmosfera convidativa e acolhedora logo na chegada.

BOI SEM CORAÇÃO

Logo depois da estátua do Menino da Porteira, uns 500 metros, encontramos mais um monumento que remete à música conhecida desde a década de 1950 e que faz referência à cidade de Ouro Fino, inaugurado em dezembro de 2015.

OURO FINO Boi sem coração
OURO FINO Menino da Porteira Menino da Porteira Fino entrada da cidade

PRAÇA DO BERRANTE

Mais um monumento que se refere à música do Menino da Porteira e é a

atração mais recente da cidade. Foi construída na Avenida Cyro Gonçalves em uma praça usada pelos moradores e visitantes como área de lazer. É possível garantir fotos muito divertidas no berrante.

Impossível não cantarolar:

Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino

de longe eu avistava a figura de um menino

que corria abria a porteira

depois vinha me pedindo

toque o berrante seu moço

que é pra eu ficar ouvindo

OURO FINO Boi sem coração

SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

No primeiro dia não tivemos muita sorte … a igreja estava fechada, soubemos que é linda por dentro, mas como programamos dois dias em cada cidade logo na manhã do dia seguinte fomos visita-la.

Quando programar suas viagens verifique se a atração desejada  estará aberta. O melhor lugar e mais atualizado lugar para procurar informações é sempre no site oficial ou no site da secretaria de turismo da cidade.

Fundada em 1749 é uma referência no turismo religioso e uma das paróquias mais antigas da região.

CASA DO CAFÉ COM LEITE

A Casa do Café com Leite, como é conhecida popularmente, é um dos mais importantes monumentos da história da política mineira. O prédio foi palco da assinatura do Pacto do Café com Leite, firmado entre o Estado de São Paulo, e o de Minas Gerais, em 1913.

OURO FINO Casa do Café com Leite

A aliança entre os dois estados garantiu um revezamento na Presidência da República entre candidatos de São Paulo e de Minas Gerais, que durou até 1930, quando Getúlio Vargas foi eleito presidente.

Não é um espaço aberto a visitação nem está bem cuidado como gostaríamos de ver. 🙁

# DICAS DE ESTADIA E DE ONDE COMER EM OURO FINO

Em Ouro Fino ficamos um dia e uma noite, foi bem intenso, mas conseguimos aproveitar bastante cada lugar que visitamos.

Ficamos hospedados na Pousada Don Paolo.  A localização é ótima, o ambiente agradável, os quartos são confortáveis e limpos. O café da manhã é simples, mas tem frutas, pães, bolo, queijo fresco, pão de queijo e um suco de laranja natural muito bom. Eles oferecem garagem.

Um lugar perfeito para ficar e aproveitar mais tempo as outras ótimas opções de turismo em. Ouro Fino.

Essa pousada também oferece abrigo para os peregrinos do Caminho da Fé. Essa é uma viagem que ainda este ano vamos fazer!! Acompanhe o Viajar mais aos 50.

À noite procuramos um lugar para um lanche, como era segunda-feira nem tudo estava aberto, mas encontramos a FORNAZA Hamburgueria, que fica na Rua 13 de maio nr 1597.

OURO FINO Onde comer

Avaliação nota 10. Muito sabor em todos os sanduiches escolhidos. Valeu muito!!! Além dos preços que, em novembro de 2019, variavam de R$20 a R$23 para hambúrgueres premium.

CAXAMBU

A partir de agora estamos oficialmente na Estrada Real. A primeira cidade que faz parte do Caminho Velho em Minas Gerais e que se desenvolveu bastante em consequência da extração de ouro. Caxambu faz parte da Serra da Mantiqueira e dos Circuitos das Águas de Minas Gerais, considerado o Maior Potencial Hidromineral do mundo.

Muito marcante na cidade é a simpatia de seu povo como já dizia Olavo Bilac:

Olavo Billac Caxambu

“O que sei é que as águas santas são santíssimas para quem sofre do estomago ou do fígado.

E ainda os que tem o estomago sólido e o fígado sem defeito robustecem, maravilhosamente, o corpo e o espírito.

Esse milagre é operado, em parte pelo uso das águas mas é também devido à doçura deste clima abençoado, dessa serra e desse céu e, principalmente, à bondade sem par desta gente de Caxambu –  uma gente que tem a alma na boca e nos olhos – uma gente meiga que conserva e zela como uma relíquia moral de valor inestimável, a tradição da fidalga e carinhosa hospitalidade mineira – uma gente que acolhe o forasteiro, com um tal requinte de afeto e de sinceridade, que ele, ao partir, deixa cair por aqui um pedaço do coração…”.

Para conhecer Caxambu, você pode escolher entre fazer um passeio a pé, já que caminhar é sempre uma boa opção para fazer turismo. Mas há também a opção de fazer um tour de charrete, em que se pode conhecer toda a cidade! A dica aqui é pechinchar muito.

Optamos pela charrete e veja como foi interessante!!! Além de passearmos por parte da Estrada Real e pelo centro da cidade fizemos algumas paradas.

CAXAMBU Passeio Charrete

PALACE HOTEL CAXAMBU

Um verdadeiro museu. Mantem resguardada toda sua história e a da cidade junto. São várias peças antigas e muito bem preservadas, uma volta ao passado, talvez até porque é o mais antigo Cassino-Hotel do Brasil.

CAXAMBU Hotel Cassino

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

CAXAMBU Igreja Matriz

A igreja matriz está localizada no centro da cidade e foi inaugurada em 1906. É uma das duas igrejas no estilo gótico que merecem uma visita. Teve sua pedra fundamental lançada em 1892 aonde antes existia uma capela do século XVIII.

Muitas das celebrações religiosas da cidade são realizadas nesta igreja. Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira de Caxambu e as missas, procissões acontecem em 15 de agosto.

PARQUE DAS ÁGUAS

O Parque das Águas conhecemos na manhã do dia seguinte, a entrada custava em novembro de 2019 R$ 5,00 por pessoa.  Preço justo para tudo o que vimos e pudemos aproveitar.

Parque municipal tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) possui uma natureza exuberante. São jardins lindos, lagos, árvores frondosas uma grande beleza paisagística, um lugar incrível para cuidar do corpo e do espírito.

O Parque fica bem no centro da cidade e ao lado do Hotel Bragança. Seu principal atrativo são os complexos hidrominerais. As águas possuem compostos medicinais recomendados para várias doenças.

CAXAMBU Parque das Águas
CAXAMBU Parque das Água

São 12 as fontes sendo 11 delas com gás e somente uma sem. Vale salientar que a água brota da terra com o gás. Em cada uma das fontes encontramos uma placa com o nome da fonte, a origem deste nome, as características químicas da água e os efeitos esperados.

Outra atração que encontramos foi um gêiser (uma fonte que lança jatos de água em intervalos regulares). Dentro do parque existe também um balneário hidroterápico e uma piscina de água mineral. Mas esses dois atrativos nos pulamos porque decidimos passear no teleférico.

Caxambu Geiser

TELEFÉRICO DE CAXAMBU

O teleférico nos leva até o mirante do Morro Caxambu numa viagem rápida de uns 8 minutos por sobre uma natureza que nos pareceu muito bonita.

No dia anterior durante o passeio de charrete passamos em frente à entrada do teleférico e confirmamos os dias e horário de funcionamento. Certos de que no dia seguinte estaria aberto, depois de uma caminhada leve dentro do Parque das Águas, é possível fazer pela Avenida Camilo Soares que fica fora do parque, chegamos ao teleférico.

E para nossa decepção estava fechado. Decepção total!!!! Não é assim que se deve tratar o turista.

CAXAMBU Teleférico
CAXAMBU TELEFÉRICO 3

MIRANTE DO MORRO DE CAXAMBU

Como não pudemos visitar o mirante pelo teleférico fomos de carro. Sabíamos que os quiosques não estariam abertos, mas ainda assim valeria a pena subir os mais de 1000 metros para ter uma vista de 360° de toda a cidade de Caxambu. Ver o Cristo Redentor de braços abertos e o Cruzeiro.

CAXAMBU Mirante

IGREJA DE SANTA ISABEL

Na volta do mirante fomos visitar a Igreja de Santa Isabel da Hungria que foi inaugurada em 1897 e cuja construção se deu a pedido da Princesa Isabel por gratidão pela cura de sua esterilidade e a uma profunda anemia que aconteceu com o uso da água férrea da fonte que hoje tem o seu nome.

CAXAMBU Igreja de Santa Izabel
CAXAMBU Igreja Princesa Isabvel

A igreja fica fechada e para abrir é preciso pedir as freiras que atendem em um hospital próximo, preferimos não incomodá-las e tiramos fotos somente do exterior.

#DICA DE HOSPEDAGEM

Como quase tudo por aqui respira história escolhemos ficar em um hotel que também tem muito o que contar, Hotel Bragança. O mobiliário é dos anos 40, o atendimento é maravilhoso, o café da manhã incrível afinal a primeira refeição do dia deve ter toda a energia que vamos precisar para“turistar” pela cidade.

CAXAMBU Hotel Bragança
Caxambu Hotel Bragança
ESTRADA REAL: COMBO OURO FINO E CAXAMBU

O Hotel Bragança ocupa uma área de 3,6 km² do lado do parque das águas e em frente à feira de artesanato.

ORGANIZE SUA VIAGEM

• Sua estadia pode ser contratada por este link, você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com o blog do Viajar mais aos 50.
  • Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, veja aqui os motivos. Aproveite o cupom de 10% na Seguros Promo pra você.
  • Se for alugar um carro no destino, compare os preços de diversas locadoras pela .

TUDO SOBRE NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM

Facebook hotelbragancacaxambu

Logo Hotel Bragança
    ESTRADA REAL: COMBO OURO FINO E CAXAMBU

*Gostaríamos de agradecer ao Eduardo e Paulo da Pousada Don Paolo e Cacildo do Hotel em Bragança pelas cortesias na estadia que recebemos.

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.

Fale com o gerente que leu esta matéria aqui no Viajar mais aos 50 e peça seu desconto do dia.