fbpx

Nesta matéria vamos mostrar um pouco de Ouro Branco/MG.  São anos de história num caminho onde passaram tropeiros, bandeirantes e outros viajantes. Fizemos esta viagem por onde antes passavam estreitas trilhas e hoje, na sua maioria, encontramos asfalto.

Partimos de carro de Brasília, rumo a Estrada Real.  Nós sempre montamos nossa rota usando o Google Maps e, para calcular o custo com gasolina e pedágios, o Mapeia.

Ouro Branco-Ouro Preto
Estrada Real

Caso você não queira fazer toda a viagem de carro a melhor opção para chegar em Ouro Branco /MG é o aeroporto de Belo Horizonte economizando na compra de sua passagem com a Max Milhas  ou com a Passagens Promo e a partir daí alugar um carro com a rentcars.com  e seguir por mais 80 km.

Reserve uns uns dias para conhecer Belo Horizonte, carinhosamente conhecida como Beagá, uma cidade incrível estivemos lá e amamos conhecer veja sugestões de passeios aqui e de restaurante aqui.

OURO BRANCO/MG

Ouro_Branco-Casa de Tiradentes Totem

Ouro Branco/MG foi distrito de Ouro Preto até o ano de 1953. Sua história vem junto com vários outros lugares que possuíam ouro em grande quantidade, pelos caminhos, nos leitos dos rios e talvez o nome do estado de Minas Gerais esteja associado à atividade mineradora, não fiz essa pesquisa.

A partir de Itaverava, a primeira mina das Minas Gerais, no ano de 1694, subindo o Rio das Velhas os bandeirantes paulistas Miguel Garcia e Manuel Camargo depararam com uma serra de 1.560 m de altura. Um seguiu em direção nordeste e outro em direção oeste.

Manuel Camargo encontrou um ouro escuro e por isso ficou conhecido como “Ouro Preto”, nada demais a cor se devia apenas à presença de óxido de ferro. Miguel Garcia encontrou ouro de cor amarela ficando conhecido como “Ouro Branco”.

É interessante e curioso como os nomes de lugares surgem, um detalhe, uma morador, uma característica do lugar. Sempre me interesso por esses detalhes.

ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO

Ouro Branco-Matriz de Sto Antonio vista
Ouro_Branco-Matriz de Sto Antonio totem
Ouro Branco-Matriz de Sto Antonio Cruz

Bem no centro de Ouro Branco/MG fica uma das Igrejas mais antigas de Minas Gerais, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em novembro de 1949. Desta construção não se tem um histórico bem registrado, mas a Matriz é anterior a 1717 já que nesse ano foi emitida uma certidão do primeiro casamento que ocorreu na Igreja, ou seja, durante o ciclo do ouro no arraial de Santo Antônio de Ouro Branco.

O seu exterior foi reformado por Aleijadinho e na parte interna existem pinturas do mestre Manoel da Costa Ataíde. No altar-mor uma imagem de Santo Antônio que diferente de outras imagens do santo empunha a cruz de Cristo na mão direita e a do menino Jesus no braço esquerdo.

Ouro Branco-Matriz de Sto Antonio Interior
Ouro Branco-Matriz de Sto Antonio detalhes teto
Ouro Branco-Matriz de Sto Antonio interior

A Igreja Matriz fica em frente a uma praça e a caminho do Hotel Verdes Mares descobrimos um restaurante com atendimento self service e com um preço bem agradável, entramos e foi uma refeição bem gostosa. Comida simples, caseira e deliciosa.

Ouro Branco-Hamburgueria Central-banner
Ouro Branco-Hamburgueria Central-buffet
Ouro Branco-Hmburgueria Central fachada
Ouro Branco-Hamburgueria Central-buffet

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO OURO BRANCO

E por falar na Serra de Ouro Branco fomos conhece-la ou melhor, desbravá-la. Saindo do Hotel Verdes Mares em Ouro Branco pela MG 129 em direção à Ouro Preto, são 7,6 km até o entroncamento com a Estrada Real – Caminho Novo, não se preocupe há sinalização, mas é preciso ter bastante atenção para cruzar a rodovia.

Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco Placa acesso
Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco estrada asfalto

A estrada quando passamos em novembro de 2019 não estava em bom estado, tanto que nos limitamos ao primeiro mirante. Nosso carro é alto, apesar de não ser 4×4, o que permitiu passarmos por alguns locais. Não desanime apenas avalie se é ou não possível ir adiante. O tempo também não ajudou muito e a vista ficou bem prejudicada. Muitas nuvens e bastante garoa. Mas ainda assim foi lindo, uma paisagem deslumbrante. A natureza por si só é exuberante. Um detalhe importante é que não há estrutura de visitação nem cobrança de entrada.

Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco trilhas
Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco trilha parque
Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco Vista
Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco Mirante trilha
Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco totem trilhas
Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco trilhas do parque

No total são 1.614 hectares de uma área de preservação ambiental com muitos atrativos a serem visitados e com uma natureza extraordinária.

Esta serra já foi conhecida como “Serra do Deus te livre” em razão de saques realizados nos carregamentos reais, e também porque a travessia era bem difícil. Aqui há uma grande quantidade de nascentes que desaguam na Bacia do Rio Paraopeba e Rio Doce. Além de toda água que abastece a cidade de Ouro Branco/MG.

Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco Mirante
Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco Mirante do ET
Ouro_Branco-Serra de Ouro Branco estrada

CASA DE TIRADENTES

Na volta do parque, numa rodovia asfaltada, fica a Casa de Tiradentes, que apesar de ter este nome e, de no marco da Estrada Real informar que aquela fazenda serviu de abrigo para os Inconfidentes, não há comprovação histórica de que Tiradentes tenha pousado por lá ou feito reuniões com os Inconfidentes.

Ouro_Branco-Casa de Tiradentes

Conhecida por Fazenda Carreiras, localizada às margens da antiga Estrada Real. Foi caminho e pouso de tropeiros e viajantes e , ainda, local de pagamento do Quinto (imposto pago a Coroa Portuguesa) e com toda certeza foi um local de grande concentração de pessoas, portanto nada apropriado para reuniões onde era discutida a libertação do Brasil de Portugal.

ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG
Ouro_Branco-Casa de Tiradentes Totem

Mais uma curiosidade com nomes de locais. Esse distrito, Carreiras, tem este nome porque ali havia troca de cavalos e era comum dar uma “carreira”no cavalo para ver se ele era resistente.

Ouro_Branco-Casa de Tiradentes Totem
Ouro_Branco-Casa de Tiradentes

A Casa de Tiradentes é um belo exemplar da arquitetura colonial brasileira e foi testemunha de importantes acontecimentos históricos de Minas Gerais, hoje o antigo casarão, construído em pedra e madeira de lei, é tombado pelo IEPHA.

CAPELA NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS

Não fosse o lugar onde foi construída, numa pequena elevação, talvez teríamos passado por ela sem perceber. Uma pequena construção que chama atenção pela simplicidade e ao mesmo tempo por sua beleza exuberante. A construção é do século XIX (existem registros de sua existência de antes de 1865).

ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG

No dia em que fizemos a visita a capela estava fechada e infelizmente não pudemos conhecê-la por dentro, mas em fotos vi que é bem bonita, simples assim como seu exterior. Nossa Senhora Mãe do Homens é uma reverência à mãe de Cristo, praticada pela Igreja Católica. Sua origem remonta a Portugal, tendo surgido em Lisboa. Seu conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo município em 1997.

Ouro_Branco-Capela N Sra Mae dos Homens totem
Ouro_Branco-Capela N Sra Mae dos Homens
Ouro_Branco-Capela N Sra Mae dos Homens placa

Do Hotel Verdes Mares, onde ficamos hospedados, até a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens são 350 metros, pouco mais de 5 minutos de caminhada.

Sempre que fazemos essas caminhadas pelas cidades que visitamos gostamos de acompanhar o ritmo das pessoas, ver como vivem, seus costumes. Ouro Branco/MG é uma cidade gostosa de passear, simples, mas muito educada, como todo bom mineiro. Encontramos essas duas figuras brincando no meio da rua como se não houvesse amanhã, é claro que paramos para assistir e sentir o tempo passando bem devagar….

É engraçado lembrar de como a percepção de “tempo passando” se tornou diferente depois da pandemia. O mundo corria numa velocidade e hoje corre em outra. Só ele, o tempo, dirá em que velocidade seguiremos depois que isso tudo passar.

# DICAS DE ESTADIA EM OURO BRANCO/MG

E por falar no Hotel Verdes Mares, Ouro Branco também é uma ótima opção para se hospedar e visitar Congonhas e Ouro Preto, a distância não incomoda pois os km são poucos e as estradas boas.

Ouro_Branco-Hotel Verdes Mares Fachada
ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG

Ficamos hospedados no Hotel Verdes Mares que fica na Rua Santo Antônio, 115, muito bem localizado pertinho da Matriz de Santo Antônio. Vindo com bastante tempo dá para aproveitar a piscina aquecida, sauna a vapor, academia, sinuca, sala com lareira e uma vista espetacular da Serra de Ouro Branco.

ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG
ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG
ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG
Ouro_Branco-Hotel Verdes Mares Jardim interno
Ouro_Branco-Hotel Verdes Mares Varanda

O hotel dispõe de elevador o que facilita nossa vida depois de um dia de muita caminhada para conhecer todas os atrativos. O estacionamento é coberto, mas depende da disponibilidade de vagas, nós estacionamos em frente ao hotel e não ficamos preocupados pois a cidade passa um ar de tranquilidade.

O restaurante serve jantar, mas nós não provamos. Estava acontecendo um evento na praça da Matriz no dia e resolvemos aproveitar por ali mesmo. Quanto ao café da manhã é perfeito com bastante variedade de frutas, sucos e pães.

Sua estadia pode ser contratada por este link ou aqui.

Ouro_Branco-Hotel Verdes Mares Café da Manhã
ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG
Ouro_Branco-Hotel Verdes Mares café da manha

ORGANIZE SUA VIAGEM EM OURO BRANCO/MG

  • Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, veja aqui os motivos. Aproveite o cupom de 5% na Seguros Promo pra você. VIAJARMAISAOS505
  • Se for alugar um carro no destino, compare os preços de diversas locadoras pela RentCars.
  • Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas com a Passagens Promo ou com a Max Milhas.

# MAIS DICAS PARA SUAS VIAGENS

Você sabia que ter um seguro para viajar pelo Brasil também é muito importante? Você já se perguntou se o seu plano de saúde tem atendimento nacional. Estão incluídos cuidados como translado médico, fisioterapia e medicamentos?

E se ainda assim tudo estiver incluído no plano de saúde você vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.

Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.

ESTRADA REAL – OURO BRANCO/MG

Alguns links desta página são afiliados, temos parceria com eles e confiamos no trabalho que fazem.

Se você fizer sua compra aqui nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar.

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.

EMAIL gr

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)