fbpx

Sintra – Portugal é uma pitoresca e mágica vila localizada a apenas 30 km de Lisboa. Por isso, é um dos principais destinos para fazer um bate-volta saindo de Lisboa.

Um cenário digno de cinema, é uma vila portuguesa charmosa. Sintra parece cenário de conto de fadas! repleta de palácios e castelos. É impossível não se encantar com Sintra: a cidadezinha na encosta da montanha é um delírio romântico. Você irá se surpreender com os encantos de Sintra.

Free Civitatis Sintra

Qualquer que seja o clima tudo combina com a cidade. Ela é encantada e parece sempre mágica e misteriosa.

Nós ficamos apenas 1 dia, mas o ideal é que você passe mais de um dia visitando todos os pontos turísticos locais. Seja qual foi seu roteiro por Portugal e independente da quantidade de dias no país, Sintra está tão pertinho de Lisboa, que não pode ficar de fora da sua programação, então mergulhe de cabeça nesse “conto de fadas”. Se você só tem um dia para visitar Sintra, chegue cedo para conseguir conhecer as 4 principais atrações.

COMO CHEGAR EM SINTRA

Para ir à Sintra, além da opção do carro, a outra forma é de comboio que pode ser pego em qualquer uma das Estação de Comboios de Portugal. Os trens saem com bastante frequência, a viagem é curta e custa a partir de 2,25€ depende da estação que você sair e do horário também (é possível utilizar o Viva Viagem).

O QUE FAZER EM SINTRA -PORTUGAL
Cartão VIVA Viagem

Viva Viagem – O Viva Viagem é o cartão pré-pago utilizado nos meios de transporte da Grande Lisboa, ou seja, é válido em todos os modais. Sim, metro, barcos, autocarros, comboio (linhas de Sintra e Cascais), elétricos, elevadores e ascensores. Nós usamos esse cartão e íamos colocando Euros a medida da nossa necessidade.

COMO SE LOCOMOVER EM SINTRA

Geograficamente Sintra situa-se em serras. Para você ter uma ideia o Palácio da Pena fica a 528m de altitude.  Você pode fazer todos os percursos a pé ou de autocarro (ônibus). Felizmente existem duas linhas de autocarros (ônibus) turísticos, com percursos complementares, que levam a todos os atrativos.

Linha 434 é a chamada linha “Circuito da Pena”:

Paradas no Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e, centro da vila e Palácio Nacional de Sintra.

Linha 435, chamada “Vila Express 4 Palácios”:

Paradas no Palácio da Vila (Palácio Nacional de Sintra), Palácio da Quinta da Regaleira, Palácio de Seteais (Hotel Tivoli) e o Palácio de Monserrate.

O QUE FAZER EM SINTRA -PORTUGAL

Tarifa é de 6,90 Euros para Linha 434 e 5,00 Euros para a Linha 435. O bilhete é comprado com o próprio motorista na modalidade hop-on/hop-off, vale para o dia inteiro: você desce e sobe nas paradas da mesma linha quando quiser e o ponto inicial/final das linhas fica uma quadra para frente da estação de comboio (SCOTTURB)

O QUE FAZER EM SINTRA

CABO DA ROCA

Situado no extremo final da Serra de Sintra um passeio pitoresco é visitar Cabo da Roca, está localizado na freguesia de Colares, que faz parte de Sintra, e fica a 18km de distância do centro da vila. Partindo da estação de comboios é só pegar o autocarro 403 da SCOTTURB. Mais detalhes acesse este link.

A vista dos paredões e rochas junto ao Oceano Atlântico, na área do Cabo da Roca, é impressionante. Apesar de estarmos no final do outono tivemos a sorte de pegar um dia com tempo bom, mas ventava muito no local. A grande atração aqui é mesmo a natureza.

Cabo da Roca - mar

Construído em pedra no ano de 1772. É o ponto extremo ocidental da Europa. E o segundo farol mais antigo da costa portuguesa.

Cabo da Roca - Camões
O que fazer em Sintra - Farol

Luís de Camões, poeta português, definiu o Cabo da Roca escrevendo em Os Lusíadas:

“Aqui…

Onde a terra se acaba e o mar começa…”

Em Sintra encontramos uma gama enorme de monumentos, na verdade a maior concentração de monumentos da Europa. Isso se deve muito a riqueza do século XIX, quem tinha muito dinheiro construía em Sintra um Castelo, um Palácio.

Alguns deles:

  • Castelo dos Mouros,
  • Quinta da Regaleira,
  • Palácio da Pena,
  • Palácio de Monserrate,
  • Palácio Nacional de Sintra,
  • Palácio de Seteais e
  • Palácio de Queluz.
O que fazer em Sintra - Centro

Se você só tem um dia, o tempo será curto para conhecer todos, então não deixe de visitar os mais famosos: Castelo dos Mouros, Quinta da Regaleira e o Palácio da Pena. Além é claro do centro da Vila de Sintra para almoçar, comer doces típicos de Sintra e comprar umas lembrancinhas.

CASTELO DOS MOUROS

O Castelo dos Mouros é bem diferente dos outros palácios da cidade. Trata-se de uma fortificação militar, um castelo em ruínas entranhado na floresta da Serra de Sintra, da época em que Sintra era habitada por Mouros Mulçumanos do norte da África.

Castelo dos Mouros - placa
Castelo dos Mouros -muralha
Castelo dos Mouros - muralha

Segundo a história o castelo começou a ser construído no século IX e a fortificação tinha o objetivo de proteger Sintra. Foi tomado a primeira vez por uma cruzada Cristã liderada pelo Rei Afonso VI de Castela em 1093. Esse pequeno exército foi expulso poucos anos depois.

O castelo prosperou e as muralhas do Castelo dos Mouros foram melhoradas, mas não foi o suficiente para deter a segunda cruzada em 1147 sob o comando de D. Afonso Henriques quando passou a fazer parte do domínio de Portugal, mas foi abandonado depois da conquista cristã em Portugal.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros - usos e costumes
Castelo dos Mouros - torres

A importância desse Castelo foi reduzindo ao longo dos tempos.  No século XV, os seus únicos habitantes eram colonos Judeus, que foram expulsos de Portugal, na metade do mesmo século. Nesse momento o castelo ficou completamente abandonado. Sua insignificância era tanta que após um grande incêndio, 1636, e um terremoto, 1755, nada foi feito para sua reconstrução.

A história mudou quando o Rei Fernando II conhecido como o Rei-artista, um dos homens mais cultos de Portugal durante o século XIX, apaixonado pela Idade Média e, também por arte e drama decidiu transformar toda a região de Sintra, ordenando a reconstrução do castelo.

Castelo dos Mouros - Tumulo placa
O que fazer em Sintra - Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros - Tumulo

Além de toda a história, que pode ser sentida e em alguns momentos lida durante o passeio, a vista que se tem do alto das muralhas é espetacular. Fomos no final do outono, em novembro, e ainda assim aproveitamos bastante. Foi maravilhoso.


Reserve ao menos 1 hora e meia para esse passeio. Você pode comprar sua entrada com a Civitatis agora mesmo.


QUINTA DA REGALEIRA

A Quinta da Regaleira tem vários enigmas a serem descobertos. Construída no final do século XIX para ser pelo milionário excêntrico Antonio Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), brasileiro, filho de portugueses, levado para Portugal ainda pequeno tendo retornado ao Brasil adulto, onde fez sua fortuna.

Dentro da Quinta da Regaleira, está o Palácio da Regaleira, sua arquitetura é, principalmente, em estilo romântico revivalista, com traços renascentistas e góticos. Uma mistura de várias mitologias como a de Dante Alighieri e Camões, alquimia e maçonaria.

Pelas mãos do arquiteto Luigi Manini a casa de veraneio da família foi transformada em bosques, belos jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas que ocupam a maior parte dos hectares da quinta e são as áreas que mais merecem atenção durante a visita. Espalhados e escondidos encontramos divindades gregas, capela neogótica, labirintos, poços, e até passagens subterrâneas.

O que fazer em Sintra Quinta da Regaleira
O que fazer em Sintra Quinta da Regaleira
O que fazer em Sintra Quinta da Regaleira

O mais enigmático de tudo o que se vê por lá é sem sombra de dúvida a descida para uma galeria subterrânea por uma escada em espiral. São 27 metros abaixo da terra. Conhecida também como torre invertida, ou simplesmente, o Poço Iniciático, que está conectado com outras partes da Quinta através de passagens subterrâneas.

A escadaria tem nove patamares é por lances de 15 degraus, invocando os 9 círculos do inferno de Dante, na divina comédia. Outra suposição é que este nome foi dado, Iniciático, em razão de o poço ser utilizado em rituais da maçonaria, e os nove patamares simbolizam o conceito de Rosacruz do Cosmos.

Na entrada junto com o ingresso recebi um ‘mapinha’, daqueles que pensei logo iria para a mochila e só sairia de lá em casa… (SQN – só que não rssss) ele foi fundamental para me achar a cada passo que me perdia lá dentro.

O que fazer em Sintra Quinta da Regaleira mapa

O patrimônio pertence a Prefeitura de Sintra desde 1997 e uma curiosidade é que em 11 de dezembro de 2018 recebeu o visitante de número 1.000.000.

O que vai fazer em Sintra?

PALÁCIO DA PENA

A primeira resposta dada para quem pergunta o que fazer em Sintra – Portugal evidentemente é conhecer o Palácio da Pena, que tem em seu currículo alguns títulos.

  • É considerado uma das 7 maravilhas de Portugal.
  • Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.
  • Pela UNESCO, desde 1995 é Patrimônio Mundial da Humanidade

A história do local onde foi erguido esse Palácio é como um conto de fadas. Inicialmente era uma capela dedicada à Nossa Senhora da Pena. Na sequência D. Manuel I mandou edificar um Mosteiro, o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena.

Todo conto de fadas tem seu momento trágico aqui ele acontece no ano de 1755 com o terremoto que destruiu Lisboa… o mosteiro fica praticamente em ruinas. Mas ainda assim estava em funcionamento.

Apaixonado por Sintra o Rei, Dom Fernando II, com sua fortuna pessoal, adquire o Mosteiro e inicia o que a princípio seria somente a recuperação do mosteiro, mas seu entusiasmo o levou a construir um palácio (1839-1885) que incorpora a arquitetura manuelina e mourisca trazendo um ar de do cenário “das mil e uma noites”.

O Palácio é rodeado por um parque de 85 hectares, nesses jardins encontram-se flores e plantas de todos os continentes. Em seu interior muito bem conservado está a decoração e as preferências das famílias que ali habitaram, inclusive a família real brasileira passou um período por lá.

Palácio da Pena - Fonte Parques de Sintra
Fonte: Parques de Sintra

Independentemente do dia da semana e do mês que for a Sintra, para visitar o Palácio da Pena, chegue cedo. Se possível chegue um pouco antes de abrir ou logo assim que abrir.

Nós fomos numa data em que acreditávamos encontrar os pontos turísticos vazios. Não foi o que aconteceu, as filas estavam dando voltas e para não arriscar muito deixamos esse passeio para uma outra oportunidade.

Para não cometer o mesmo erro que nós, garanta agora mesmo com a seu ingresso.


Ingresso Palácio da Pena Civitatis

Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas aqui, escolha a melhor opção de valor e data.

# DICAS DE ESTADIA EM SINTRA

Ficamos hospedados em Lisboa. Um bate e volta é muito fácil de fazer.

Mas se você quiser se hospedar em Sintra essas são as nossas sugestões:

Booking.com

# E O CLIMA???

Pra não errar é sempre bom verificar o clima antes de sair de casa. Isso ajuda a montar sua mala. E falando em malas que tal ser adepto do menos é demais????

Acredite, é possível montar uma mala com menos itens, usando peças coringa. Veja nossas dicas de como montar uma mala para uma semana de viagem e faça as adaptações da quantidade de dias.

Chamada IG Viajar+50

Não viaje sem um seguro viagem. Veja aqui os motivos. Aproveite!!!


# MAIS DICAS PARA SUAS VIAGENS

Os países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro-viagem com cobertura específica. Além desses Cuba, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Turquia também exigem seguro. O objetivo dessa regra é garantir que o turista terá uma forma de pagar por possíveis despesas médicas feitas durante a viagem.

Além disso você vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.

Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.


O QUE FAZER EM SINTRA -PORTUGAL

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências. Alguns links desta página são afiliados, temos parceria com eles e confiamos no trabalho que fazem. Se você fizer sua compra aqui nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar.



6 comentários

Dirce · 28 de dezembro de 2021 às 16:31

Top demais!!!!

Camila Lopes · 28 de dezembro de 2021 às 16:29

Que legal! Adorei o post. Quero conhecer Sintra, adoro castelos e palácios 😍

    Aline · 29 de dezembro de 2021 às 06:19

    Viajei junto com esse post! Muito boas as dicas!

    Lucinda Ferreira · 29 de dezembro de 2021 às 09:16

    Sintra é uma vila de conto de fadas… repleta de castelos e palácios… você vai amar conhecer!!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)