fbpx

Gostamos de nos identificar com o lugar que estamos visitando. Alagoas é o berço da República Brasileira. Conhecer a história de um lugar é sempre uma experiência marcante. Então: O que fazer em Maceió??? Caminhar pelas ruas nos mostra o encontro do velho com o novo, nos mostra a cultura regional e seus causos regionalistas, nos mostra seu povo, a sua tradição, história e costumes.

Caminhar e conhecer tudo isso é demais, e ainda por cima com um visual de praias paradisíacas, mesmo as que ficam na orla urbana com o mar azul, areia branquinha, coqueiros…

Nossa viagem à Maceió foi decidida em um curto espaço de tempo. Foram quatro dias maravilhosos no Caribe Brasileiro. Vem conhecer esse paraíso, são dois dias com o Viajar mais aos 50. No link acima você descobre o que fazer em Maceió em mais dois dias, e assim você fecha um roteiro de 4 dias incríveis.


Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas aqui, escolha a melhor opção de valor e data.

 PASSAGENS PROMO - PRANCHETA 19
Max Milhas Viagem

DIA 1 – PASSEANDO PELA ORLA

Saímos caminhando da Praia de Cruz das Almas com destino à Praia de Pajuçara.

As praias de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara são vizinhas, ao todo, possuem mais ou menos 4,5km de extensão e o visual é fascinante.

Mas mais do que o mar maravilhoso esse passeio rende boas fotos, daquelas que turista gosta de fazer, nós amamos sair assim com um destino, mas sem uma agenda muito certinha…  Quiosques, ambulantes… água de coco, picolé.

Praia de Pajuçara - o que fazer em Maceio
Praia de Pajuçara - o que fazer em Maceió
Restaurante Kanoa - o que fazer em Maceió
Praias de Maceió - Google - O que fazer em Maceió

Lagoa da Anta

Alguns mestres artesãos Alagoanos tiveram suas obras reproduzidas e instaladas em Maceió. Esse é o caso desta estátua “O beijo” uma da Mestra Irinéia.

Nascida em janeiro de 1949, remanescente do povoado quilombola do Muquém, Dona Irineia começou fazendo cabeças de barro para ajudar na renda familiar, participou de feiras de artesanato pelo Brasil e em 2005 foi reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas. 
Lagoa da Anta - O que fazer em Maceió
Lagoa da Anta - O beijo - O que fazer em Maceió

Estátua de Aurélio Buarque de Holanda

Somos do tempo que as pesquisas eram feitas na biblioteca nas enciclopédias Mirador, Barsa … muito antes do Google … Outra forma de pesquisa era no dicionário e seu sinônimo era Aurélio. Quando não sabíamos como escrever ou o significado de alguma palavra era o Aurélio que nos salvava.

E o autor desse famoso dicionário nasceu em Alagoas e tinha o costume de passear na praia de Ponta Verde.

Estátua Aurélio Buarque de Holanda - O que fazer em Maceió - Google

Praça Gogó da Ema

Era por “Gogó da Ema” que um coqueiro torto era conhecido. Durante muitos anos sua foto foi o cartão postal da praia de Ponta Verde. Em 1955 o avanço do mar derrubou o coqueiro. Essa praça fica bem em frente a esse trecho da orla.

O QUE FAZER EM MACEIÓ EM 2 DIAS
Praça Gogo da Ema - O que fazer em Maceió
Praça Gogo da Ema - O que fazer em Maceió

Estátua Lêdo Ivo

Estátua Ledo Ivo - O que fazer em Maceió

Alagoano e jornalista, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta. Ocupante da Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de

Estátua de Paulo Gracindo

O eterno Odorico Paraguaçu, de “O Bem Amado” é carioca de nascimento e por 20 anos morou no bairro da Pajuçara, em Maceió.

Estatua Paulo Gracindo - O que fazer em Maceió

Jangadeiros Alagoanos

O ano era o do Centenário da Independência, 1922, o dia 27 de agosto. Em uma embarcação batizada de Jangada da Independência partiram 4 aventureiros alagoanos com destino ao Rio de Janeiro.

Foram 98 dias de calmaria e tempestades até Umbelino, Joaquim, Eugênio e Pedro finalmente ingressaram na Baía da Guanabara no dia 02 de novembro.

Trata-se de uma réplica estruturada com madeiras de eucalipto.

Jangada Independência - O que fazer em Maceió
Jangadeiros Alagoanos jangada - O que fazer em Maceió

Letreiro Eu Amo Maceió

E o que fazer em Maceió??? Você se pergunta?!? Ora, toda cidade, ou quase toda, tem um letreiro de EU AMO para chamar de seu.  Esse foi criado para celebrar os 200 anos de Maceió, ele é ponto obrigatório para uma pausa e tirar muitas fotografias.

Eu amo Maceió - O que fazer em Maceió

Feira de Artesanato

Outro ponto turístico que não pode ficar de fora está na praia de Pajuçara: a Feira de Artesanato. Repleta daquelas lembrancinhas que a gente ama levar para casa. Os preços aqui são mais caros do que no Mercado do Artesanato que fica no centro da cidade. Mas ainda assim vale uma visita.

Feirinha da Pajuçara - O que fazer em Maceió
Foto retirada do Google Maps

Um passeio mais distante da orla, no bairro da Levada, próximo ao centro de Maceió, mas ainda assim muito gostoso de fazer é conhecer o…

Mercado do Artesanato

As peças artesanais são dos mais variados tipos. Trabalhos em couro, madeira, barro, renda, bordado, palha, cerâmica. Muito bom para quem quer decorar a casa com artesanato. E é claro o imã de Maceió para nossa coleção.

Endereço: Rua Melo Morais, número 617, Levada, Maceió – Alagoas, Brasil. CEP: 57020-330.

Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 7hrs às 17hrs, sábado das 7hrs às 14hrs e domingo das 7hrs às 12hrs. (confirme antes de ir, nossa pesquisa foi durante a pandemia em 2021)

Mercado de Artesanato - O que fazer em Maceió
Mercado de Artesanato - O que fazer em Maceió

Outra vez a pergunta: E o que fazer em Maceió? Uma ótima opção para fazer neste mesmo dia, porque fica bem perto do Mercado de Artesanato, é conhecer a…

Praça dos Martírios

Na verdade a praça em si não tem muito o que ver, mas o que tem ao seu redor. A Igreja Bom Jesus dos Martírios, o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, alguns prédios do governo (bastante abandonados), as bandeiras dos municípios alagoanos e o Museu do Palácio Floriano Peixoto que estava fechado em virtude da pandemia.

Praça dos Martírios bandeiras - O que fazer em Maceió
Praça dos Martírios Palácio - O que fazer em Maceió

DIA 2 – PASSEIO DAS 9 ILHAS

O ponto de partida para o passeio das nove ilhas é no Bairro do Pontal da Barra, às margens da lagoa Mundaú.

Passeio 9 ilhas - O que fazer em Maceió
Passeio 9 ilhas catamarã - O que fazer em Maceió

Um passeio controverso. Ao ler as resenhas no Google, principalmente no TripAdvisor tem opiniões do ame ao odeie. Ainda assim pagamos para ver. E foi uma grata surpresa. Na verdade entendemos que a questão toda está no nome do passeio, gera uma expectativa de pararmos em ilhas, o que não acontece é um passeio na Lagoa de Mundaú, um lugar espetacular.

Essa é uma ótima opção do que fazer em Maceió!!! E por isso está aqui na nossa lista de sugestões para você aproveitar…

Pontal da Barra, é daí que saem os catamarãs para o passeio. Um bairro de pescadores e rendeiras da arte de bordar o filé, um trabalho artesanal típico de Alagoas, uma tradição passada de geração em geração. Esse bairro é cravado entre o mar e a lagoa.

Pontal da Barra bordado file - O que fazer em Maceió

A começar pela Victória, a guia de turismo que nos atendeu, passando pela Raquel que nos recebeu no catamarã e que depois descobrimos ser a responsável pelo almoço delicioso que nos esperava na Pousada Bica da Pedra.

Passeio 9 ilhas - O que fazer em Maceió
Pousada Bica da Pedra Raquel
Victória Turismo - O que fazer em Maceió
Valores de JULHO/2021

É nessa pousada a nossa parada para banho de piscina de água mineral do aquífero Barreiras e para o almoço self-service com acompanhamento a vontade e duas opções de proteína. As bebidas e sobremesa a parte.

Pousada Bica da Pedra - O que fazer em Maceió
Pousada Bica da Pedra - O que fazer em Maceió

Durante o passeio de 55 minutos por uma paisagem formada por manguezais, coqueirais, ilhas e ilhotas é feita uma narrativa sobre as curiosidades da Lagoa de Mundaú e Lagoa Manguaba. Essas lagoas juntas têm o tamanho de 15.000 campos de futebol é o complexo lagunar que mais produz proteína por m2. Tem uma profundidade média 2m.

Algumas curiosidades…

Ilha do fumo

Nela funcionava uma fábrica de cachaça, conta a lenda que os trabalhadores do alambique bebiam mais do que engarrafavam e com isso faliu sobrou só o nome.

Passeio 9 ilhas Ilha do Fumo - O que fazer em Maceió

Ilha de um coqueiro só

Houve uma enchente em 89 e a ilha foi totalmente devastada restou somente um coqueiro, daí o nome.

As varas que vemos dentro da lagoa é um tipo de pesca conhecida como caiçara. É uma armadilha de paus (pesca comum dos índios caetés) funciona com um emaranhado de galhos secos jogados pelo pescador, esses galhos vão criando lodo e pequenos crustáceos e os peixes pequenos vem comer e se esconder dos peixes grandes, que por sua vez cercam a armadilha esperando algum peixinho desavisado sair da segurança. Passados uns 3 meses o pescador envolve a armadilha com uma rede retira os paus e recolhe muitos peixes nobres como o robalo, a tainha, o carapicu, o curiman.

Ilha das Andorinhas

Um santuário para as andorinhas que, especialmente no verão migram para essa ilha e ali constroem seus ninhos.

Ilha do Paraíso

Única ilha a receber visitantes já foi conhecida por Ilha do Seu Irineu essa é uma história muito interessante do único pescador que tinha uma ilha na região. Teve uma única sogra, mas foi casado, ao mesmo tempo, com três irmãs.

Passeio 9 ilhas Garças - O que fazer em Maceió
Passeio 9 ilhas Garças - O que fazer em Maceio
Passeio 9 ilhas Garças catamarã praia da saudade - O que fazer em Maceió
Passeio 9 ilhas - O que fazer em Maceió
Passeio 9 ilhas Garças no catamarã - O que fazer em Maceió
Passeio 9 ilhas Praia da Saudade - O que fazer em Maceió
Passeio 9 ilhas Por do Sol - O que fazer em Maceió

RESTAURANTES EM MACEIÓ

Nesta viagem o planejamento não existiu, foi meio que na cara e na coragem. Compramos passagem e reservamos a hospedagem com 2 dias de antecedência e isso significou ficarmos hospedados em um bairro à beira mar, Cruz das Almas, mas que tem poucas opções de restaurantes.

Se você gosta de caminhar e escolher o restaurante, lanchonete ou bar pela cara, ou porque está mais vazio ou mais cheio indicamos ficar em Jatiúca, Ponta Verde ou Pajuçara.

Maré Mansa – É um dos quiosques que ficam na orla. Esse é em Pajuçara. As opções de frutos do mar são boas, o preço também é justo. O ambiente é simples, mas agradável. Fomos atendidos pela proprietária e talvez isso tenha feito a diferença no atendimento, já que lemos diversas resenhas não muito satisfatórias. Enfim… nossa experiência valeu a pena sim.

Restaurante Maré Mansa - Pajuçara
Imagem Google Maps
Restaurante Parmegianno Jatiuca - O que fazer em Maceió

Parmegianno – Esse restaurante tem diversas unidades em Maceió. O cardápio é bem variado vai desde as carnes grelhadas ou na chapa, pratos à parmegiana, massas e é claro frutos do mar. O preço é bom, o atendimento perfeito e o lugar muito agradável. Nós almoçamos na unidade de Jatiúca.

# DICAS DE ESTADIA EM MACEIÓ

A hospedagem foi uma grata surpresa, ficamos na Pousada Água de Coco.  São apenas 14 suítes e tem uma ótima acomodação. Toda a equipe é muito atenciosa e simpática. O café da manhã é bem variado. Os cuidados com a pandemia foram observados com os atendentes usando máscara. No ‘buffet’ o uso de luvas e máscara era recomendado todos os dias.

# E O CLIMA???

Para não errar é sempre bom verificar o clima antes de sair de casa. Isso ajuda a montar sua mala. E falando em malas que tal ser adepto do menos é demais????

Acredite, é possível montar uma mala com menos itens, usando peças coringa. Veja nossas dicas de como montar uma mala para uma semana de viagem e faça as adaptações da quantidade de dias.


ORGANIZE SUA VIAGEM EM MACEIÓ

  • Comece sua pesquisa com o Booking além de encontrar várias opções de  hospedagem.
  • Se for alugar um carro no destino, compare os preços de diversas locadoras pela Mobility
Mobility

  • Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, veja aqui os motivos. Aproveite.

# MAIS DICAS PARA SUAS VIAGENS

Você sabia que ter um seguro para viajar pelo Brasil também é muito importante? Você já se perguntou se o seu plano de saúde tem atendimento nacional. Estão incluídos cuidados como translado médico, fisioterapia e medicamentos?

E se ainda assim tudo estiver incluído no plano de saúde você vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.

Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.


O QUE FAZER EM MACEIÓ EM 2 DIAS

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.

Alguns links desta página são afiliados, temos parceria com eles e confiamos no trabalho que fazem.

Se você fizer sua compra aqui nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar.


Se apesar de todos os cuidados sugeridos você não se sentir à vontade para viajar por qualquer motivo pessoal, fique em casa, se cuida e aproveita esse tempo para você fazer o que mais gosta.

Se cuida COVID - SUS

Faça parte da nossa lista de assinantes e acompanhe nossas viagens

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”true” button_on_newline=”true” custom_background_button_color=”#246505″ custom_font_size=”18px” custom_border_radius=”24″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”27″ submit_button_classes=”has-18-px-font-size” email_field_classes=”has-18-px-font-size” show_only_email_and_button=”true”]

9 comentários

Emilia Guimaraes · 14 de setembro de 2021 às 08:43

Não sabia que meu amigo Aurélio era de Maceió kkkk ele que trabalhou duro comigo kkkk gostei muito das citações dos personagens ilustres de Maceió. Muito bom!!!

Marisa · 13 de agosto de 2021 às 07:41

Amei a estrutura do site. Conheço Maceió mas descobri lugares que não conheço ainda. Vou me programar. Obrigada pelas dicas.

    Lucinda Ferreira · 16 de agosto de 2021 às 16:37

    Olá Marisa ficamos felizes por poder te mostrar novos lugares para conhecer. Arrume as malas e boa viagem!!! Depois nos conta como foi 🙂

    Emilia · 13 de setembro de 2021 às 18:28

    Ah o Aurélio!!!! Nos ajudava até pra fazer ofício kkkkk.Interessanre a citação dos ilustre da cidade, adorei!

Thais · 10 de agosto de 2021 às 16:19

Adorei as dicas!!! Já quero ir pra Maceio aproveitar!

    Lucinda Ferreira · 11 de agosto de 2021 às 11:31

    Ficamos felizes em saber que você gostou das nossas dicas… Continue com a gente!!!!

Júnia · 10 de agosto de 2021 às 16:06

Amo Maceió, quero voltar lá assim que der!

    Lucinda Ferreira · 11 de agosto de 2021 às 11:32

    Que bom saber que gostou!!! Vamos torcer para ser breve o seu retorno à Maceió!!!!!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)