fbpx

Sempre que chegamos em uma cidade pela primeira vez gostamos de conhecê-la logo, de saber onde e como são os pontos turísticos ao vivo. Escolhemos os ônibus de turismo Hop-On Hop-Off  para nosso roteiro turístico em Lisboa.

É uma forma de andar pela cidade e parar no ponto turístico que a gente quer sem se prender a passeios que nos levam a locais predefinidos em horários marcados, que quase sempre não são cumpridos.

Lisboa é uma cidade com ótima infraestrutura de transporte público. De metrô chegamos a Praça Marques de Pombal. É aqui o ponto de partida dos ônibus Hop-On Hop-Off .

Neste local vários guias turísticos vendem pacotes, e foi aqui que fizemos uma tomada de preços e escolhemos a empresa. Lembrando que todas são boas.

Portugal acabava de abrir as portas pós lock down quando fizemos esta viagem, e até por isso algumas linhas foram canceladas e outras foram mescladas. Escolhemos o passe de duas linhas e dois dias e assim dividimos nosso passeio na linha de Belém e na linha Oriente.

Em novembro de 2021 pagamos por pessoa € 22,00 para duas linhas e 48 horas.

LINHA BELÉM

Lembrando que o ônibus passa nas paragens, é assim que se diz em Portugal, em horários pré-definidos. Esses horários variam a depender da época do ano, se inverno ou verão.

O roteiro turístico em Lisboa era o seguinte:

Mapa Lisbon Sightseeing
  1. Marques de Pombal
  2. Restauradores
  3. Rua do Comércio
  4. Mercado da Ribeira
  5. Museu de Arte Antiga
  6. Pilar 7
  7. Museu dos Coches
  8. Palácio da Ajuda
  9. Mosteiro dos Jerónimos
  10. Torre de Belém
  11. Padrão dos Descobrimentos
  12. MAAT
  13. Alcantara/Docas
  14. Estrela
  15. Amoreiras
  16. El Corte Inglês
  17. Parque Eduardo VII

Nessa linha nosso interesse maior estava em Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos e os famosos pasteis, mas o passeio nos mostrou lugares lindíssimos.

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Portugal é um país onde se respira história. Impossível andar por suas estradas sem encontrar castelos, ruinas, palácios e muito mais, e, o melhor todos bem preservados.

O que fazer em Lisboa - Padrão dos Descobrimentos

Belém é uma região que reúne algumas atrações históricas para Portugal e no caso para o Brasil e por isso não pode ficar de fora do seu roteiro de turismo em Lisboa.

O monumento Padrão dos Descobrimenos é uma obra do artista Leopoldo de Almeida, projetado para lembrar uma caravela e parece mesmo estar partindo para explorar os cinco continentes por onde Portugal navegou.

Foi construído em 1960 como parte das celebrações do aniversário de 500 anos de morte do Infante D. Henrique, príncipe português e figura mais importante para o início da expansão marítima do país.

E é ele que se destaca na proa do monumento, nas laterais encontramos: Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama (primeiro a chegar à Índia por vias marítimas), Bartolomeu Dias (desbravador do Cabo da Boa Esperança) e Fernão de Magalhães (o primeiro a cruzar o Estreito de Magalhães), além de outros personagens históricos, dentre eles Camões por sua importância ao escrever “Os Lusíadas” um grande clássico da literatura portuguesa.

Existe um mirante com uma vista belíssima do topo.

Diante desse monumento uma grande bússola adorna o chão, a Rosa dos ventos.

No mapa além de galeões e sereias estão traçadas as rotas do descobrimento dos séculos XV e XVI que expandiram a visão de mundo na época e exploraram inúmeras terras nos cinco continentes, incluindo o Brasil.

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Fernando Pessoa Mar Português

Na freguesia de Belém na Igreja de Santa Maria de Belém os navegadores faziam suas preces antes de partirem para o mar.

Foi dessa parte do Rio Tejo que as caravelas de Pedro Álvares Cabral partiram para o nosso país, e de onde Vasco da Gama iniciou sua viagem até a Índia.

Ao lado da igreja D. Manuel I mandou construir o Mosteiro de Santa Maria de Belém, o maior exemplar arquitetônico do estilo manuelino, que foi doado à Ordem dos Jerónimos.

Construído para simbolizar a época áurea dos descobrimentos, na qual Portugal foi pioneiro no mundo, levou um século para ser finalizada e foi custeada com o comércio de especiarias de viagens à África e ao Oriente.

O monumento foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, na década de 1980, e, portanto não pode ficar de fora do roteiro de turismo em Lisboa.

O que fazer em Lisboa-Mosteiro-dos-Jerónimos-googlemaps
Fonte: google maps

Hoje, o Mosteiro dos Jerónimos serve como descanso para Dom Manuel I e seus descendentes. Na Igreja Santa Maria de Belém, que fica bem ao lado, estão os túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões.

TORRE DE BELÉM

Temos aqui mais um Monumento Nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO. Erguida entre 1514 e 1520 com a finalidade de proteger, não apenas o porto de Lisboa, a barra do Tejo, mas também o Mosteiro dos Jerónimos, que ainda estava em obras.

A construção estava prevista desde o tempo de D. João II, mas foi somente no reinado de D. Manuel I que as obras de execução da Torre dedicada a São Vicente aconteceram. Interessante que desde cedo ela foi designada por Torre de Belém.

Repleta de detalhes no seu exterior, como, por exemplo, cordas, nós e animais, com torres de observação em estilo mourisco. Conta com uma extensa varanda na torre alta pensada para acolher o cerimonial da corte que se reunia na chegada e na largada das embarcações.


Tour pelo bairro de Belém

FAMOSOS PASTÉIS DE BELÉM

Depois desse roteiro turístico em Lisboa nada melhor do que tomar um café e comer os famosos Pastéis de Belém para encerrar de maneira triunfal. Agora nada impede que você faça a boquinha antes, ou antes e depois…. quer dizer a fila pode ser um problema … tem mais fila por aqui do que em muitos museus pelo mundo.

O que fazer em Lisboa - Pasteis de Belem

Você pode comprar seus pastéis de Belém para viagem, ou aproveitar para fazer uma pausa e comer no salão. A gente escolheu a fila, mesmo ela sendo grande, valeu esperar, são momentos deliciosos.

A confeitaria por si só já é uma atração turística, móveis antigos, azulejos azuis e brancos. E os pastéis são mesmo deliciosos. A experiência vale o tempo que se fica em pé na fila.

A história da confeitaria começa no início do século XIX ali mesmo junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Com o fechamento dos Mosteiros e Conventos, em 1834, o clero e os trabalhadores foram expulsos desses locais. Como forma de sobreviver alguém do Mosteiro resolveu colocar a venda nessa loja uns pastéis bem docinhos, rapidamente chamamos de Pastéis de Belém.

Em 1837 se inicia oficialmente a fabricação seguindo a “receita secreta”na “Oficina do Segredo” dos famosos Pastéis de Belém que segue a mesma até os dias de hoje.

Por isso comemos Pastéis de Nata em Lisboa, e Pastéis de Belém nesta confeitaria, os de Belém são exclusivos desta confeitaria.

Pela vidraça da cozinha dá para ver a pequena produção 🙂


Booking.com

Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas aqui, escolha a melhor opção de valor e data.


# E O CLIMA???

Para não errar é sempre bom verificar o clima antes de sair para uma viagem. Isso ajuda a montar sua mala. E falando em malas que tal ser adepto do menos é demais????

Acredite, é possível montar uma mala com menos itens, usando peças coringa. Veja nossas dicas de como montar uma mala para uma semana de viagem e faça as adaptações da quantidade de dias.


# MAIS DICAS DE LISBOA

Um bate e volta à Sintra pode ser um passeio inesquecível.

Sintra – Portugal é uma pitoresca e mágica vila localizada a apenas 30 km de Lisboa. Por isso, é um dos principais destinos para fazer um bate-volta saindo de Lisboa.

Sintra Instagram - roteiro turístico em Lisboa

Veja nossas dicas para o que fazer em Sintra – Portugal


ORGANIZE SUA VIAGEM EM LISBOA

O que fazer em Lisboa - Taxi Portugal

Para passeios personalizados às principais cidades de Portugal sugerimos contratar o José Carlos, um taxista brasileiro muito simpático e com preços bem atrativos.


Comece sua pesquisa com o Booking além de encontrar várias opções de  hospedagem.

Clicando na aba “Ajuda relacionada ao Coronavírus (COVID-19”) bem no topo da página, você vai encontrar algumas informações importantes para este momento que estamos vivendo.


Não viaje sem um seguro viagem. Veja aqui os motivos. Aproveite!!!


Dificuldade para montar um roteiro de viagens??? Essas indicações podem te ajudar a montar um tour por Lisboa.

Visita guiada por Lisboa

O QUE FAZER EM LISBOA: HOP-ON HOP-OFF

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências. Alguns links desta página são afiliados, temos parceria com eles e confiamos no trabalho que fazem. Se você fizer sua compra aqui nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar.


Se apesar de todos os cuidados sugeridos você não se sentir à vontade para viajar por qualquer motivo pessoal, fique em casa, se cuida e aproveita esse tempo para você fazer o que mais gosta. A gente ama planejar viagens!!!!



1 comentário

Thais · 4 de fevereiro de 2022 às 19:21

Adorei a matéria e as dicas ✨

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)