fbpx

ITAIPU A MAIOR HIDRELÉTRICA DO MUNDO

Prepare-se para conhecer uma maravilha da engenharia e a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, são 14.000 MW. Entre a saída do hotel e o fim da visita separe mais ou menos 2h30 para este passeio. Escolhemos fazer o da Vista Panorâmica que acontece em ônibus aberto, portanto prepare-se para muito vento.

Foz do Iguaçu ITAIPU ônibus
Foz do Iguaçu ITAIPU ônibus
Foz do Iguaçu ITAIPU Turistas

Os ingressos são vendidos com hora marcada. Você pode comprá-los lá ou contratar a Loumar Turismo que não tem custo adicional, e incluir o pacote com o transporte junto. O Centro de Visitantes é super organizado e tem uma pequena rodoviária de onde saem os ônibus para os passeios.

Foz do Iguaçu ITAIPU ENTRADA
Foz do Iguaçu ITAIPU - Revista na entrada
Foz do Iguaçu ITAIPU Bilheteria
Foz do Iguaçu ITAIPU Pulseiras

UM POUCO DA HISTÓRIA DE ITAIPU

A hidrelétrica de Itaipu é objeto de negociações diplomáticas e de estudos técnicos desde a década de 1960. Só em 1973 foi firmado o Tratado de Itaipu. Enfim começam as obras. Consegue imaginar 40.000 trabalhadores, conhecidos como barrageiros em um canteiro de obras além das imensas filas nos centros de recrutamento?? Era assim no auge da construção.

Foz do Iguaçu ITAIPU

Nessa época existia até uma fábrica de gelo para esfriar o concreto a uma temperatura de 7 graus para minimizar o calor liberado e evitar a formação de bolhas e fissuras.

Foz do Iguaçu ITAIPU

Em 1982 a obra está pronta e a primeira unidade geradora entrou em operação em 1984. Desde o princípio Itaipu já se preocupava em preservar o meio ambiente, no passeio vemos isso claramente no canal da piracema que permite a migração dos peixes, na floresta que abriga uma unidade de proteção ambiental e recebe milhares de animais e cuida da reprodução deles e na produção de mudas florestais.

Hoje a Itaipu tem um programa para as águas premiado pela ONU.

Foz do Iguaçu ITAIPU turbinas
Foz do Iguaçu ITAIPU turbinas
Foz do Iguaçu ITAIPU turbinas

CARTÃO POSTAL

Um dos cartões postais é o vertedouro, e uma das paradas para fotos que fazemos durante o passeio. A curiosidade daqui é que, apesar de ser um cartão postal, só abre suas comportas uma média de 25 dias por ano.

Foz do Iguaçu ITAIPU BARRAGEM
Foz do Iguaçu ITAIPU BARRAGEM

Foi construída no formato de uma catedral permitindo conter com mais eficiência o peso da água do lago, além de ter economizada cerca de 30% do concreto, do tempo e do custo da obra.

Foz do Iguaçu ITAIPU Vertedouro

O reservatório possui 170 km de extensão, 29 bilhões de m3 de água, ou 4.000 litros para cada habitante do planeta.

Foz do Iguaçu ITAIPU Barragem de cima
Foz do Iguaçu ITAIPU BARRAGEM de cima

CURIOSIDADES

  • Durante a construção foram encontradas mais de 70.000 peças em diversos sítios arqueológicos com mais de 8.000 anos. Antes mesmo de existirem as famosas pirâmides do Egito.
  • O Brasil teria que queimar cerca de 500.000 barris de petróleo por dia para obter a mesma produção de Itaipu.
  • São 20 unidades geradoras, cada uma delas gera 700 MH o suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Depois de gerar energia a água sai a 30 metros abaixo da superfície
  • Em toda história Itaipu já produziu mais de 2,5 bilhões de MW/hora, suficiente para atender o mundo inteiro sozinha por mais de 40 dias.
  • O ritmo da construção 24 horas por dia equivale a erguer um prédio de 20 andares a cada 55 minutos, só nas estruturas de aço mais de 380 torres Eiffel.
  • O primeiro desafio foi o de desviar o Rio Paraná num trecho conhecido como Itaipu, que em Tupi Guarani significa o “estrondo das águas na pedra”.

Itá  =  pedra;  i  =  aguá;   pu  =  estrondo

Foz do Iguaçu ITAIPU binacional

Quando a visita acabou ficamos muito orgulhosos de tudo o que vimos e mais ainda de ser uma empresa binacional, de ser, também, brasileira…

Não fizemos os outros passeios, mas se você fez, conta pra gente aí nos comentários, só para nos deixar com vontade de voltar.

MENU DE PASSEIOS

São vários os passeios disponíveis, e você pode passar o dia inteiro por lá.

  • A Itaipu Especial é o passeio que te surpreende pela modernidade nele você visita o coração da usina. É preciso ser maior de 14 anos para fazer o passeio que tem uma duração: 2h30, e acontece todos os dias
  • Itaipu Panorâmica é o passeio que te impressiona e te mostra a grandiosidade dessa usina. Tem uma duração aproximada de 2 horas, e acontece todos os dias de 9h as 17h.
  • Itaipu Ecomuseu te leva de volta ao passado por meio de fotografias, peças e objetos de época, além de uma enorme maquete. Você pode ficar o tempo que quiser, mas 1 hora é suficiente e acontece de terça a domingo das 10h às 18h.
  • Itaipu Iluminada acontece às sextas e sábados às 19h30 e já é uma tradição em Foz do Iguaçu. O espetáculo é produzido com energia gerada em Itaipu, e tem duração: 1h30
  • O Itaipu Refúgio Ecológico é um passeio que te leva a uma reserva de mata protegida desde a construção da barragem. São 2km de caminhada em meio a uma trilha dentro da floresta nativa onde você aprende muito sobre o meio ambiente. Acontece de terça a domingo com 2h30 de duração.
  • Itaipu Polo Astronômico é uma experiência sideral que reúne planetário, observatório e plataforma de observação a olho nu. Existem poucos iguais a este no mundo. São 2h30 de duração sempre às 19h30 das sextas e sábados.
  • A cereja do bolo, para nós, é o passeio de Kattamaram par ver o por do sol, afinal esse momento do dia é incrível em todos os lugares do mundo e com o requinte de um Kattamaram é a segurança de um passeio inesquecível.
Foz do Iguaçu ITAIPU Kattamaram

DREAMLAND

Quando a gente monta um roteiro de atrações em Foz do Iguaçu começa pelas Cataratas, Parque das Aves, Macuco, ou Templo Budista, Mesquita Islâmica uma visita ao Paraguai para umas comprinhas. Você precisa incluir, ainda, essa dica super valiosa. Visite Dreamland. Principalmente se sua viagem for com crianças, mas se não for temos certeza de que, em algumas situações, você vai se sentir como uma.

Um complexo com várias atrações inaugurado em 2014, faz parte do Foz Iguaçu Park Show, que ainda está em construção e terá várias atrações.

Foz do Iguaçu DREAMLAND externo Lu

As principais atrações do Dreamland são o Museu de Cera Dreamland, o Maravilhas do Mundo, o Vale dos Dinossauros e o Dreams Ice Bar. Para visitar todas as atrações sugerimos reservar uma tarde.

Os ingressos podem ser adquiridos separadamente para cada uma das atrações ou o passaporte para todas elas, que sai mais em conta. Pela internet no site oficial, compre também na bilheteria no local, ou ainda com a Loumar Turismo (opção que sugerimos), que não tem custo adicional, e você pode optar por incluir o pacote com o transporte junto.

Foz do Iguaçu DREAMLAND tabela de preços
Tabela de agosto 2019

MUSEU DE CERA

São mais de 100 réplicas de personagens espalhados por vários cenários. São ícones da música, dos desenhos animados, cinema, esporte. Você pode tirar selfies com muitos dos seus ídolos, as celebridades estão espalhadas por toda parte.

Foz do Iguaçu MUSEU DE CERA Airton Senna Lu e Gui

No museu de cera nem todos os cenários podem ser fotografados. Existem alguns que contam com fotógrafos para fazer fotos especiais que você pode comprar no final. Nós até fizemos algumas, mas na hora de pagar o preço estava tão salgado que desistimos da compra. Como isso depende do bolso e da disposição de cada um sugerimos tirar as fotos, que são bem interessantes, e decidir no final se compra ou não.

Foz do Iguaçu MUSEU DE CERA Guerra nas Estrelas

MARAVILHAS DO MUNDO

Um espaço com miniaturas das maravilhas e monumentos do mundo todo. Um lugar para encantar todos os viajantes, os mochileiros e os sonhadores. É bem interessante ver todas essas réplicas juntas é como viajar pelo mundo sem sair do lugar. Foi divertido tirar fotos.

VALE DOS DINOSSAUROS

Viajar no tempo e voltar à época em que os dinossauros habitavam a terra, já imaginou?

Logo na entrada um caminhão que lembra o filme “Jurassic Park (Parque dos Dinossauros), no caso seria Vale dos Dinossauros. Na sequência uma trilha toda calçada e ao ar livre em meio a um bosque com mata de verdade e réplicas de dinossauros, algumas com movimento e sons.

Foz do Iguaçu VALE DOS DINOSSAUROS Caminhão

A maior das esculturas é de um dinossauro T-Rex com cerca de 12 metros de altura.

Foz do Iguaçu Vale dos Dinossauros REX