fbpx

Somos apaixonados por cachoeiras achamos impossível não gostar, e a gente ama mesmo aquele contato com a natureza, água gelada, pedras, terra. Quando descobrimos que Carrancas faz parte do Caminho Velho da Estrada Real foi maravilhoso.

Fizemos a viagem partindo de carro de Brasília, montamos nossa rota usando o Google Maps e, para calcularmos o custo com gasolina e pedágios, o Mapeia. Foi com o Google Maps que descobrimos uma estrada não pavimentada que encurtava o caminho para Carrancas em vários Km. Decidimos arriscar. Testada e aprovada pode fazer o mesmo caminho sem medo. Apesar de ser de terra é muito boa.

Veja no mapa a diferença!!!

CARRANCAS Mapa caxambu carrancas

Caso você não queira fazer toda a viagem de carro a melhor opção é o aeroporto de Belo Horizonte economizando na compra de sua passagem com a Max Milhas  ou com a Passagens Promo e a partir daí alugar um carro com a rentcars.com  e seguir por mais 268 km.

Se você quiser ainda pode conhecer Belo Horizonte veja aqui dicas do que fazer por lá.

PASSAPORTE ESTRADA REAL

passaporte estrada real

Já falamos sobre este assunto, mas vale repetir. Em 2001, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG criou o Projeto Estrada Real, que transforma essa estrada em ponto turístico.

Existe um passaporte disponibilizado pelo Instituto Estrada Real que você faz pela internet aqui . É muito simples e fácil. Depois escolhemos a cidade para retirá-lo e carimbamos a cada cidade que faz parte da Estrada Real.

Vamos continuar essa viagem incrível!!!

CARRANCAS

Considerada como o novo destino de ecoturismo em Minas Gerais, Carrancas se destaca pelos inúmeros atrativos naturais. São mais de 80 cachoeiras com diversos níveis de dificuldade.

Capitólio é um outro destino com atividades relacionadas ao ecoturismo. Passeios pelo lago de Furnas, trilhas em meio a natureza e lindas vistas em mirantes e cânions.

CARRANCAS Estrada de Ferro
CARRANCAS Estrada Real Totem

Mas Carrancas não é só ecoturismo ela está preparada para receber o turista. São várias as pousadas, hotéis fazenda, chalés e campings e só escolher o que mais te agrada e que cabe no bolso.

Lojas de artesanato para quem não passa por um lugar sem comprar um imã de geladeira. Como nós!!!!! 🙂  🙂

E a gastronomia??? com a tradicional comida mineira??? Uma delícia com a ternura caipira do fogão a lenhaComo

CARRANCAS Limite de município
CARRANCAS Paisagem

É um destino bem convidativo para festas como o Carnaval, Festival Gastronômico, Torneio Leiteiro e Corpus Christi. Na verdade, é um encanto em qualquer temporada.

UM POUQUINHO DA SUA HISTÓRIA

Fundada em 1713 por bandeirantes durante o ciclo do ouro. Mas ouro mesmo nunca foi encontrado nessas terras. É o município com a maior extensão da Estrada Real, são cerca de 70 km.

O nome Carrancas, segundo a lenda, é em decorrência de duas pedras fincadas nas montanhas, dizem que essas pedras são decorrentes de escavações realizadas pelos bandeirantes, e quando os garimpeiros se aproximavam formavam dois rostos rústicos com jeito de poucos amigos.

Mas e então o que fazer em Carrancas? Aqui estão algumas das nossas dicas e também da Poliana Turismo e Eventos para você montar um roteiro com sua cara.

CACHOEIRA DA FUMAÇA

Faz parte do complexo Parque Municipal Fumaça que inclui outros 7 atrativos: Fundo da Fumaça, Piscinas Naturais, Cachoeira da Serrinha, Cachoeira do Luciano e Cachoeira Véu de Noiva. Fica a 3 km da cidade por uma estrada de chão boa e bem sinalizada.

CARRANCAS Cachoeira da Fumaça - Estrada
CARRANCAS Cachoeira da Fumaça - Complexo
CARRANCAS Cachoeira da Fumaça - Estrada

Com certeza a mais imponente de todas, são cerca de 15m de altura. É o cartão postal da cidade. A força da queda d’água encanta e surpreende e por isso o banho não é permitido, a correnteza é muito forte. A névoa formada pela água é que dá o nome a cachoeira.

O dia estava chuvoso mas ainda assim assistimos a um espetáculo da natureza.

CARRANCAS Cachoeira da Fumaça
CARRANCAS Complexo da Fumaça - placa
CARRANCAS Complexo da Fumaça - placa

COMPLEXO VARGEM GRANDE ESMERALDA

Seguindo mais uns 6 km, o que dá um total de 10km do centro de Carrancas, fomos visitar a Cachoeira da Esmeralda de propriedade particular e, portanto, paga, simbólico o valor R$ 5,00.

CARRANCAS Cachoeira Esmeralda - entrada
CARRANCAS Cachoeira Esmeralda - estrada

Como se trata de um complexo são várias as cachoeiras, locais de banho e fotos que encontramos no caminho. O grau de dificuldade é baixo até porque encontramos um portador de necessidades especiais fazendo a trilha com seu pai e a ajuda de uma bengala.

POÇO BEIJA FLOR

Assim no meio ao cerrado encontramos alguns oásis antes do grand finale. A primeira é a Beija flor mais parecida com um escorregador, dá para deitar e sentir a água passando sem muita força muito gostosa a sensação.

CARRANCAS Cachoeira Beija Flor-Esmeralda
CARRANCAS Cachoeira Esmeralda - Muro
CARRANCAS Cachoeira Beija Flor-Esmeralda

POÇO TRÊS IRMÃOS

A seguinte é o poço Três irmãos, um poço de águas bem tranquilas, ótima opção para as crianças. Muito espaço para estender uma canga e simplesmente fazer aquilo que você mais gosta: ler um livro, contemplar a natureza, tomar sol, meditar etc.

CARRANCAS Poço Três Irmãos-Esmeralda
CARRANCAS Poço Três Irmãos-Esmeralda1

CACHOEIRA ESMERALDA

E, depois de uns 30 minutos de caminhada, sendo que o final é uma trilha de dificuldade média, feita por entre raízes e pedras, ou seja, sem acessibilidade, lá está ela verdinha: Esmeralda e Uauuuu!!!! Linda!!! Sempre depois de uma caminhada em trilhas o melhor é um banho na cachoeira, que no caso estava fria, já eram quase 12h e o sol ainda não tinha aparecido com força.

CARRANCAS Cachoeira Esmeralda
CARRANCAS Cachoeira Esmeralda
CARRANCAS Cachoeira Esmeralda - Trilha
CARRANCAS Cachoeira Esmeralda

Mas como todo amante da natureza, das cachoeiras recebem sua recompensa, depois de uns 30 minutos ele veio com força total e aí foi a chave de ouro. Água da cor de esmeraldas e o sol brilhando.

CARRANCAS Cachoeira Esmeralda

# DICAS DE ROTEIRO

E aqui ficam nossas dicas de outras belezas a explorar. E se precisar de ajuda para montar seu roteiro conte com a Poliana.

CARRANCAS - COMPLEXO DA PONTE-POLIANA

COMPLEXO DA PONTE

Possui 3 atrativos: Cachoeira da Ponte, Cachoeira do Salomão, Cachoeira do Moinho. Tem grau de dificuldade de média a baixa e a distância total do percurso é de 2 km, o que leva de 1h30 a 2h. Os biomas encontrados aqui são:

-Mata Atlântica

-Cerrado

-Cerrado Rupestre 

COMPLEXO DA TOCA

São sete atrativos e dezenas de piscinas naturais: Escorregador da Toca, Gruta da Toca, Piscinas naturais, Cachoeira do Sossego I e II, Poço do Coração, Poço do Coraçanzinho. Tem grau de dificuldade de média a baixa e a distância total do percurso é de 2 km, o que leva a uma duração média de 1h30 a 2h. Os biomas encontrados aqui são:

-Mata Atlântica

-Cerrado

-Cerrado Rupestre 

CARRANCAS - COMPLEXO DA TOCA-POLIANA
CARRANCAS - COMPLEXO DA ZILDA-POLIANA

COMPLEXO GRÃO MOGOL

O complexo do Grão Mogol está localizado à Fazenda Grão Mogol a 15 km da cidade. O complexo fica em uma antiga propriedade privada e o acesso só é permitido com os guias da região. É um dos atrativos favoritos dos turistas.

COMPLEXO DA ZILDA

O Complexo da Zilda é dividido em 2 partes:

Parte I – Ecológica: Cachoeira dos Índios, Pinturas Rupestres, Cachoeira da Zilda, Poço da Proa, Poço do Guatambu, Escorregador, Cachoeira do Escorregador

Parte II – Aventura: Poço e Cachoeira do Saci, Cachoeira dos Anjos, Poço do Sonrisal, Cânion da Zilda, Cachoeira da Racha

ESTRADA REAL: CARRANCAS
CARRANCAS - COMPLEXO DA ZILDA AVENTURA-POLIANA
CARRANCAS - COMPLEXO TIRA PROSA-POLIANA

COMPLEXO TIRA PROSA

São cinco atrativos: Poço Tira-prosa, Poço Canoa, Poço do Meio, Poço do Pulo. Tem grau de dificuldade de média para baixa e a distância total da trilha são 2km, o que leva de 1h30 a 2h. Os biomas encontrados aqui são:

-Mata Atlântica

-Cerrado

-Cerrado Rupestre 

Se você curte cachoeiras, veja o roteiro que Aprontando as Malas fez sobre Captólio

# DICAS DE ESTADIA EM CARRANCAS

Ficamos hospedados na Pousada das Candeias. Uma pousada simples, mas muito aconchegante. O quarto de casal era bem espaçoso com uma cama de casal e uma de solteiro, adoro essas camas extras para espalhar a mala.

CARRANCAS Pousada Frente
CARRANCAS Pousada Mesas
CARRANCAS Pousada quarto
CARRANCAS Pousada

O charme ficou por conta da decoração toda feita com cuidado e carinho. A pousada tem wi-fi em todos os locais e serve um café da manhã digno de quem vai passar o dia nas cachoeiras, delicioso!!

CARRANCAS Pousada decoração
CARRANCAS Pousada decoração

Para fazer a reserva com a Pousada das Candeias você pode utilizar este link. Ou ainda com a facilidade do whatsapp

# MAIS DICAS

  • Mesmo no verão, leve roupas quentes, pois a noite faz frio, principalmente nas regiões mais altas.
  • A cidade é pequena, e fora de feriados e finais de semana, muita coisa fica fechada, principalmente restaurantes e até alguns dos pontos turísticos.
  • É bom levar dinheiro em espécie, pois sacar dinheiro em Carrancas pode ser complicado. Nem todos os estabelecimentos aceitam cartão.
  • Vá com roupas leves para usar durante o dia e tênispara encarar as trilhas.
  • Leve comida e água para as trilhas. E jamais esqueça traga seu lixo com você!

ORGANIZE SUA VIAGEM EM CARRANCAS

  • Sua estadia pode ser contratada por este link, você não paga nada a mais por isso e ainda contribui com o blog do Viajar mais aos 50.
  • Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, veja aqui os motivos. Aproveite o cupom de 5% na Seguros Promo pra você.
  • Se for alugar um carro no destino, compare os preços de diversas locadoras pela RentCars.

TUDO SOBRE NOSSOS PARCEIROS NESTA VIAGEM

POUSADA DAS CANDEIAS

Endereço: Rua Augusta Guimarães, 30, CEP 37245-000

Instagram: @pousadadascandeiasmg

Facebook : @pousadadascandeias

Whatsapp: 35 9723-2562

Logo Pousada Candeias
ESTRADA REAL: CARRANCAS

*Gostaríamos de agradecer ao Alexandre da Pousada das Candeias pelas cortesias na estadia que recebemos.

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.

Fale com a Mariana que leu esta matéria aqui no Viajar mais aos 50 e peça seu desconto do dia.

email

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)