fbpx

Que o litoral brasileiro é repleto de praias paradisíacas nós sabemos. Aqui deixamos para vocês um gostinho de Itacaré, uma cidade situada na Costa do Cacau, no estado da Bahia ao sul de Salvador.

São 70 km ao norte de Ilhéus que é onde fica o aeroporto mais próximo e tem voos diretos de várias cidades, é só conferir se daí da sua cidade você pode vir sem escalas ou conexões. Você pode alugar um carro e seguir direto do aeroporto para Itacaré, ou contratar um taxi/transporte com guias turísticos.

Ah!!!! Parabéns Itacaré que dia 26 de janeiro de 2019 completa 287 anos!!!!

PRAIA DA CONCHA

É uma das praias que oferece a maior infraestrutura de quiosques a beira mar e de pousadas. É também a mais próxima do centro de Itacaré, o que a faz a mais frequentada. Formada do encontro das águas do rio de Contas com o mar neste ponto quase sem ondas. Tem um passeio (não fizemos porque não deu tempo) que sobe o rio de Contas em canoas nativas. Passa por manguezais, roças de cacau. Tem uma parada para almoço.

A volta é no final da tarde e aí começa a próxima atração.

POR DO SOL NA PONTA DO XARÉU

Sei que todos são lindos, mas esse tá na lista dos imperdíveis. Fica no canto esquerdo da praia da concha e é bem acessível.

PRAIAS URBANAS

Resende, Tiririca e Ribeira

É possível chegar caminhando em todas elas, mas se quiser vá de carro.

A praia do Resende não tem uma infraestrutura muito boa e é bem pequena, as ondas são mais tranquilas do que a praia que fica na sequência Tiririca, o point dos surfistas, bem mais movimentada e já com uma infraestrutura maior.

No caminho da Ribeira tem uma praia bem pequenina chamada praia da Costa. A praia da Ribeira é um pouco mais distante, mas é bem bonita a caminhada pela mesma rua de paralelepípedos que você passaria de carro. É cercada de rochas e já na entrada você passa por um ribeirão de água doce que vem da mata. Aqui tem tirolesa e arvorismo, tem gente descendo o tempo todo.

Mais afastado ficam diversas praias, todas você pode fazer com seu carro, ou contratar um guia em Itacaré, existem muitos por lá, não temos indicação porque fizemos sozinhos. O acesso é pela BA 001 que é paralela a BR 101 só que na beira da praia.

HAVAIZINHO e ENGENHOCA

Tem estacionamento custando uns R$ 30, mas deixamos nosso carro na BR, a gente curte praia bem cedo e ainda tinha vaga num espaço ao lado da BR, que não é estacionamento.

A trilha para Havaizinho não precisa de guia e não é muito pesada, mas como levamos caixa térmica e o Gil, nosso spitz, foi mais demorada. Mas vale a vista, paradisíaca.

Assim que você chegar na areia do seu lado esquerdo tem uma trilha para um outro pedaço da praia, vale fazer porque é bem fácil.

Nesse mesmo dia você pode conhecer a Praia da Engenhoca a trilha é a mesma que você foi para Havaizinho. Há uma bifurcação, a direita Havaizinho a esquerda Engenhoca.

No caminho dessa praia você vai encontrar uma estrutura abandonada de um hotel que, AINDA BEM, não conseguiu terminar a obras. Chegando na praia da Engenhoca mais um riacho para passar, todos molhando só os pés rsss, o Gil se divertiu muito nesses riachos, e então, mais uma praia paradisíaca. Também com pouca infraestrutura como quase todas por aqui. Mas isso as fazem bem mais bonitas e tranquilas.


Se você curte praias tranquilas em lugares agradáveis da uma olhada no Roteiro Ilha de Itaparica feito pela Vaneza com Z .

Veja também as sugestões da Karina do blog Nossa! O mundo é nosso, em Prado para curtir praias com crianças.


RUA DA PITUBA

Todas as noites o passeio é na Rua da PITUBA restaurantes, bares, comprinhas tá tudo aqui e foi aí que conhecemos a Vila Rosa Chocolate e compramos um passeio para a FAZENDA VILA ROSA. Numa rua chamada PASSARELA DA VILA que também tem vários restaurantes e bares, comemos um hambúrguer maravilhoso (elogiado pelo Guilherme) Na Grelha Hamburgueria, vale muito conhecer, dá uma passada lá.

FAZENDA VILA ROSA

Tiramos um dia para conhecer a FAZENDA VILA ROSA é um museu, um restaurante, um hotel. É uma graça, e a história dele e do dono é encantadora. Fizemos um passeio pela plantação de cacau, comemos cacau que nós mesmos colhemos. Uauuu!!! Delícia. Tem uma fábrica de chocolate que a gente acompanha todas as etapas desde que se coloca o grão do cacau até ele virar chocolate. Huuuummmm.


E não é só aqui que você pode fazer turismo e visitar uma fazenda, em Bananal/SP existem fazendas antigas de café super conservadas que valem a pena conhecer. Veja as dicas do que fazer em Bananal com a Débora Santiago no blog Diário de uma viajante.


E é só. Foram poucos dias em Itacaré. A parte boa é que ficou muito para conhecer e precisamos voltar. Esse foi só um resumo de uma viagem maravilhosa que fizemos para esse pedacinho da Bahia.

Para contribuir com a preparação da sua viagem, ficam aqui alguns links que podem ajudar:

  • Procure sua hospedagem no Booking.com ou considere alugar um apartamento também
  • Não viaje sem um seguro viagem. Nós temos um cupom de 5% na Seguros Promo pra você. Use o cupom VIAJARMAISAOS505

Você gostou?? Conhecia Itacaré??? Conta pra gente como foi sua experiência, vamos adorar saber!!!!



0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)