fbpx

Antes de falarmos sobre o que fazer em Puerto Iguazú e de seguirmos com qualquer passeio para a Argentina é preciso falar sobre a aduana e sobre fazer a imigração.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Antes de seguirmos com qualquer passeio para a Argentina é preciso falar sobre a aduana e sobre fazer a imigração. Sim para entrarmos na Argentina é preciso passar por esse processo, diferente da aduana da Ciudad Del Lest. É um procedimento simples, não demora muito tempo em baixa temporada, mas os documentos precisam estar em dia, são esses aqui:

  • Carteira de Identidade Civil (RG) com menos de 10 anos de expedição ou Passaporte com validade vigente.

  • CNH com validade vigente poderá ser aceita para acesso na Argentina – Área fronteiriça (raio de 30 km);
  • Para menores de 18 anos, além de um dos documentos acima citados, também é necessário autorização dos pais, no caso de viajarem desacompanhados. Caso estiverem acompanhados de apenas um dos pais, é necessária a autorização do outro;
  • Menores de idade viajando apenas com o novo Passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, também deverão apresentar a Identidade Civil (RG) ou Certidão de Nascimento ORIGINAL. Isso é necessário para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não registra a filiação do viajante;
  • Nos casos de pai ou mãe já falecidos, é necessária a apresentação da certidão de óbito ORIGINAL.

Além dessa documentação haverá também a cobrança de uma taxa turística de R$ 5,00 por pessoa. Eles aceitam reais, pesos argentinos e dólar. Guarde esse comprovante, ele tem validade de três dias, se você pretende voltar por lá outras vezes se não terá que pagar outras vezes.

PUERTO IGUAZU - DIVISA BRASIL ARGENTINA ADUEIRA

QUE MOEDA LEVAR??

Quando estivemos lá em agosto de 2019 o peso R$ 1 equivalia a $ 10 (pesos)

US $1,00 equivalia a $ 50 (pesos). Tudo o que você for comprar neste passeio já tem seu preço em reais, dólares e pesos, não há necessidade de cambio, todas as moedas são bem aceitas pelo comércio local. O pagamento também pode ser feito com cartão de crédito internacional, não esquecendo, é claro do IOF, que está em 6,87%.

CURIOSIDADES

Divisa entre os dois países se dá na ponte da fraternidade sobre o Rio Iguaçu, que é o rio das cataratas. Uma curiosidade sobre esse rio: ele nasce em Curitiba, capital do Paraná, e sua foz em Foz do Iguaçu é, portanto, um rio totalmente paranaense.

Mais uma curiosidade é sobre o significado do nome Iguaçu. “I” significa água, “guaçu” grande, foz é o fim do rio, Foz do Iguaçu, portanto, é o fim da água grande no avá -guarani.

A cor da ponte mostra a fronteira, do lado brasileiro verde e amarelo e do lado argentino azul e branco. As cataratas estão bem pertinho a 22 km.

PUERTO IGUAZU - DIVISA BRASIL ARGENTINA

CITY TOUR EM PUERTO IGUAZU

Fizemos esse passeio no mesmo dia do City Tour de Foz do Iguaçu, um de manhã e outro à tarde. Escolhemos terminar por este pois o dia termina na Avenida Brasil e 7 bocas, que nada mais é do que um lugar “donde se encuentran siete calles en un solo punto”, detalhe sem preferencial e sem semáforo. O que tem nesse encontro é que encanta.

O passeio do City Tour Argentina – Puerto Iguazu também foi feito com a Loumar Turismo, aproveite o CUPOM LOUMAR50. O passeio começa e termina em frente ao Hotel Bogari, na Avenida Brasil que é a primeira avenida de Foz do Iguaçu e a principal via comercial da cidade e dá para fazer umas comprinhas por aqui. Tem bons restaurantes que foram nossas opções por vários dias.

Embarque nesse passeio com a gente e acompanhe as curiosidades que vamos encontrar pelo caminho.

LA ARIPUCA

O tour começa com informações sobre a atração. A primeira delas é o porquê do nome “La Aripuca” (A Arapuca), uma armadilha indígena tradicional utilizada na caça de animais para o consumo e que permite que aqueles não desejados para esse fim sejam soltos ainda vivos e sem ferimentos.

PUERTO IGUAZU - LA ARIPUCA
PUERTO IGUAZU - LA ARIPUCA

A reprodução em grande escala de uma estrutura gigante de 500 toneladas e 18 metros de altura se deu do resgate do comércio ilegal de troncos de madeira de 30 espécies nativas, nenhuma árvore foi derrubada com a finalidade de construir essa enorme arapuca. É o lugar certo para quem gosta de natureza e de cultura é viva a relação de convivência entre o homem e a natureza.

PUERTO IGUAZU - LA ARIPUCA
PUERTO IGUAZU - LA ARIPUCA

Um ponto interessante é provar o sorvete de hibisco e de erva mate e também bastante artesanato, mas não é o local indicado para comprar alfajor, doce de leite e outras comidas.

PUERTO IGUAZU - LA ARIPUCA

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS - ARGENTINA

Próxima parada é o marco das três fronteiras do lado argentino. O obelisco com as cores da Argentina, não poderia deixar de ser o destaque de todo o espaço que por sinal é muito agradável e era, até o lado brasileiro ser todo reformado, o mais organizado dos três.

PUERTO IGUAZU - Marco três fronteiras

Existe um mini show de luzes e água à noite, mas como passamos por lá as 18h30 não tivemos a oportunidade de conhecer.

PUERTO IGUAZU - Marco três fronteiras
PUERTO IGUAZU - Marco três fronteiras

Avistamos os rios Iguaçu e Paraná, além das outras duas fronteiras, Brasil e Paraguai, uma vista bem bonita, principalmente para assistirmos o por do sol. Aqui encontramos uma ferinha de artesanato com muitas lembrancinhas.

FEIRINHA DE PUERTO IGUAZU

CITY TOUR PUERTO IGUAZU

Agora chegamos ao último ponto do City Tour Puerto Iguazu na Argentina. Uma parada bem interessante. É um lugar pequeno, mas que oferece uma infinidade de produtos. Uma feira com 55 barracas de madeira uma do lado da outra, aqui encontramos alfajor, doce de leite, azeite de oliva, queijos, salame, vinhos argentinos, empanadas só não tem artesanato.

Fizemos nossas compras na barraca do japonês, a diferença de preços entre elas é muito pequena, não vale a pena procurar demais, e essa foi uma indicação do guia que decidimos seguir. Escolhemos o Cachafaz Alfajores, e o Dulce de leche Ilolay que tem preços mais acessíveis e o sabor é maravilhoso.

Quando você for comprar doce de leite Havana atenção para a embalagem, se for de plástico é furada, compre somente em frascos de vidro.

A cota para transporte de garrafas pelo aéreo é de 7 despachadas e 5 na bagagem de mão. Já os alfajores e doce de leite não entram na cota.

PUERTO IGUAZU - Marco três fronteiras
PUERTO IGUAZU - Marco três fronteiras

Aqui os preços estão em reais, as barracas vendem cerveja barata e petiscos bem apetitosos, mas nós optamos por empanadas, algumas quilmes e um bife de chorizo, no Maitena, que fica bem em frente ao local “donde se encuentran siete calles en un solo punto”. E é, também, neste punto que termina o city tour.

MINAS DE WANDA

Pertinho de Puerto Iguazu, em Misiones a 62 km de Foz do Iguaçu existem várias mineradoras, uma delas, a Colônia de Wanda foi nossa rota de passeio por uma manhã e parte de nossa tarde. É um passeio um pouco fora da tríplice fronteira, mas vale a pena visitar, ficamos encantados com as preciosidades que encontramos: ágata, ametista, topázio, quartzo e várias outras pedras.

PUERTO IGUAZU - MINAS DE WANDA

A formação dessas pedras começou a 150 milhões de anos quando do núcleo da terra a lava saiu e quando resfriada, os balões de gás presos, formavam o basalto que por sua vez forma as pedras semipreciosas dentro de bolhas. Ver essa formação de perto, acompanhados por um guia profissional, que vai explicando os passos da extração, é uma experiência incrível.

A Compañia Minera Wanda SRL foi fundada em 1934 e é, hoje, uma empresa de mineração em funcionamento com extração mineral, processamento e a venda de pedras preciosas, que abre suas portas ao turismo para que a gente veja de perto essas pedras únicas em seu ambiente natural.

PUERTO IGUAZU - MINAS DE WANDA
PUERTO IGUAZU - MINAS DE WANDA
PUERTO IGUAZU - MINAS DE WANDA

Mas o tour não acaba aqui ainda precisamos visitar o Parque Temático Mitos Guaranies com vários personagens guaranis, suas lendas e costumes, crenças e mitos da região.  Dentro desse espaço existe uma trilha e à medida que a gente anda encontra esculturas desses mitos, cada um deles devidamente identificados e com áudio em inglês e espanhol contando um pouco daquele personagem.

PUERTO IGUAZU - MINAS DE WANDA
PUERTO IGUAZU MINAS DE WANDA

Outra atração é o museu que conta a história da terra e de seus habitantes, um filme bem curto e interessante. Dentro do ambiente vemos também várias pedras preciosas além de peças de sítios paleontológicos, que não são permitidas fotos.

PUERTO IGUAZU - MINAS DE WANDA
PUERTO IGUAZU - MINAS DE WANDA

Depois de tudo isso ainda temos o almoço incluído em um restaurante tipo self-service, com uma comida bem gostosa e vários cortes argentinos.

Nossa opção para esse pacote foi feita com a Loumar Turismo, porque eles são especialistas em Foz do Iguaçu, porque tem preços agradáveis e porque a gente se sentiu em casa trabalhando com eles. Aproveite o CUPOM LOUMAR50 e peça seu desconto.

PUERTO IGUAZU - MINAS DE WANDA

DESTINOS NOTURNOS EM PUERTO IGUAZÚ

Pra fazer à noite e aproveitar as delícias da culinária e da cultura argentina…

Essa experiência também fizemos com a Loumar Turismo. São essas três atrações no mesmo pacote, já com transporte de ida e volta.

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS ARGENTINOS

PUERTO IGUAZU - ODA VINHOS

Tudo começa com uma degustação de vinhos, tinto e branco, com dicas de harmonização. No horário que chegamos a vinoteca estava aguardando a chegada do grupo que estávamos, ou seja, foi uma experiência com poucas pessoas.

Depois da degustação ainda tem um tempo para as compras, achamos bons rótulos com bons preços. Ah, e não se preocupe com o volume, deixamos tudo no ônibus enquanto aproveitamos as outras atrações. Atenção somente às regras para transporte de bebidas no avião. (7 garrafas despachadas e 5 na bagagem de mão)

PUERTO IGUAZU - ODA VINHOS
PUERTO IGUAZU - ODA VINHOS
PUERTO IGUAZU - ODA VINHOS
PUERTO IGUAZU - ODA VINHOS

NOITE DE TANGO

Saindo da vinoteca vamos direto para o restaurante Color. Lá dentro um espaço exclusivo, reservado, nos esperava, fomos imediatamente atendidos. Estavam incluídas uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Pedidos anotados, vinho servido agora é só esperar o show começar e aproveitar cada minuto.

PUERTO IGUAZU - COLOR RESTAURANT
PUERTO IGUAZU - COLOR RESTAURANT
PUERTO IGUAZU - COLOR RESTAURANT

A Argentina oferece boas opções gastronômicas e poder juntar a essa experiência a uma apresentação de tango é muito melhor. Quem vem à Argentina deve assistir a shows de tango, eles são sempre lindos e únicos. Esse ritmo que esbanja sensualidade, foi definido pelo poeta e compositor Enrique Discépolo como “um pensamento triste que se pode dançar”. O tango foi declarado pela UNESCO como “patrimônio imaterial da humanidade”

No final do show os dançarinos interagem com a plateia e vem às mesas para convidar as pessoas para dançar, e adivinha quem foi um desses convidados!?!?!?! Guilherme. Foi uma experiência única e bem divertida.

ICE BAR IGUAZU

O IceBar Iguazú é o primeiro bar de gelo por estes lados, com um clima subtropical do que tem temperaturas variando de 30ºC e 0ºC lado de fora. Dentro do bar a temperatura chega a -10ºC, é, você leu corretamente, menos dez graus centígrados. Mas você não precisa levar tantos casacos para conseguir se manter aquecido dentro do IceBar, antes de entramos são disponibilizados casacos e luvas. Evite ir de bermudas e saias curtas ou de sandálias, eu fui e meus pés quase congelaram brrrr.

PUERTO IGUAZU - ICE BAR IGUAZU

Existe uma transição entre os ambientes que vamos passar até chegarmos ao IceBar. Já na sala onde nos são emprestados os casacos e luvas a temperatura é mais baixa, na sequência vamos a uma outra sala com temperatura de 5 ºC onde assistimos um filme, fazemos a ambientação final e enfim podemos entrar no IceBar.

O tempo de permanência é de 30 minutos, e não ache pouco, nessa temperatura é tempo suficiente para aproveitar os drinks e tirar muitas fotos. Se você quiser pode pedir para o fotógrafo tirar fotos e manter as mãos quentinhas dentro das luvas, essas fotos estarão disponíveis para compra. Tudo dentro do bar é feito de gelo: paredes, móveis, esculturas e os copos onde são servidas as bebidas também.

PUERTO IGUAZU - ICE BAR IGUAZU
PUERTO IGUAZU - ICE BAR IGUAZU

Por falar em bebidas os drinks, sucos e refrigerantes servidos estão inclusos no valor do ingresso. São 5 tipos de drinks, eu optei pelo sexy on the ice, valendo o trocadilho. O Guilherme ficou com o Cuba Libre. Mas vale experimentar tudo.

Você vai se encantar com tudo lá dentro, mas divida seu tempo entre os drinks e as fotos.

PUERTO IGUAZU - ICE BAR IGUAZU
PUERTO IGUAZU - ICE BAR IGUAZU

Nossa opção para esse pacote foi feita com a Loumar Turismo, porque eles são especialistas em Foz do Iguaçu, porque tem preços agradáveis e porque a gente se sentiu em casa trabalhando com eles.

Apesar da parceria com a Loumar Turismo as informações deste post retratam de forma sincera nossa experiência nas atrações.  

Aproveite o CUPOM LOUMAR50 e peça seu desconto.

O que você achou de Puerto Iguazú?

Gostou das nossas dicas?

Veja mais sobre outros passeios!!!

Alguma dúvida sobre os locais que visitamos?

Deixe seu comentário. Estamos aqui para te ajudar!!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)