fbpx

Ainda dá tempo de você vir à Brasília para a posse do novo Presidente, faça sua reserva aqui .E de quebra aproveitar a estadia e curtir a arquitetura moderna de uma cidade que é detentora da maior área tombada do mundo 112,5 km², inscrita pela #UNESCO na lista de bens do #PatrimônioMundial, sendo a única a merecer essa distinção.

Brasília é encantadora e apesar de seus poucos anos de vida, tem só 58 anos, é cheia de lugares para conhecer. Completamente diferente da maioria das cidades do Brasil, dizemos aqui que o céu é visto de qualquer lugar, que o céu está no chão. A música Linha do Equador de Djavan retrata bem: Céu de Brasília, traço do arquiteto ….

Por aqui não temos morros, montes ou vales então o horizonte está sempre na linha dos seus olhos. A arquitetura da cidade também contribui para tal, os prédios sobre pilotis e separados entre si.

Mas o que mesmo você pode conhecer aqui:

VEM CONHECER BRASÍLIA!!!

No corpo desse avião, lá onde fica o piloto fica também a Praça dos Três Poderes. À direita o Executivo, Palácio do Planalto, bem no meio fica o Congresso Nacional e à esquerda o judiciário, o Supremo Tribunal Federal.

Desse ponto até o Memorial JK são 6 km de caminhada em subida. São muitos os monumentos que você vai conhecer. Mas você pode também alugar um carro bem aqui 

Ainda na Praça dos Três Poderes temos o:

Panteão da Liberdade

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves é um memorial cívico fúnebre que homenagea brasileiros que, de algum modo, serviram para o engrandecimento do Brasil.

Os Candangos

Durante a construção de Brasília, os pedreiros Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques morreram soterrados, gerando grande comoção. O monumento Os Candangos foi esculpido pelo artista Bruno Giorgi, em bronze, a estátua mede 8 metros e é considerada um dos símbolos da cidade.

O Pombal

O presidente que sucedeu a JK foi Jânio Quadros. Ele não gostava da cidade e nunca escondeu isso de ninguém. Por isso não deu continuidade a nenhuma obra pendente desde a inauguração.  Mas sua mulher a primeira dama Eloá Quadros fez um pedido a Niemeyer que projetou o Pombal, uma série de poleiros que se sobrepõem, lembrando um imenso pregador de roupa. Seu real significado jamais foi explicado.

Monumento Unesco

Na praça dos Três Poderes está o monumento da Unesco que marca a inclusão de Brasília como Patrimônio Mundial da Humanidade em 7 de dezembro de 1987. Vale a leitura.

Espaço Lúcio Costa

A história da construção de Brasília, desenhos originais do projeto, a maquete, croquis do Plano Piloto apresentados no concurso que Lúcio Costa venceu em 1957. Esse monumento é uma homenagem ao urbanista e criador do Plano Piloto de Brasília. Vale a visita até para você conhecer e entender como a gente mora nesse quadradinho.

Esplanada dos Ministérios

É um corredor de ministérios conhecido como Esplanada dos Ministérios. São 17 prédios com construções uniformes. Destacados desses prédios com a mesma arquitetura estão também o Palácio da Justiça (ministério da justiça) e o Palácio do Itamaraty (ministério das relações internacionais).

Catedral

Umas das teorias sobre o desenho da Catedral é de que o edifício lembra mãos estendidas em formato de súplica. Uma curiosidade é o número 4 que aparece nas esculturas de 4 apóstolos, nos 4 sinos, nas 16 colunas de concreto (4×4) que sustentam a Catedral e nos 4 anjos (três anjos suspensos mais um quarto, anjo da guarda).

Não deixe de entrar, é um espetáculo a parte: a réplica de Pietà, a via crucis segundo Di Cavalcante, os vitrais de Marianne Peretti, os anjos de Alfredo Ceschiatti e os azulejos de Athos Bulcão.

Se você se posicionar em uma ponta da parede e outra pessoa do outro lado, sem os corredores para cortar o som, é possível brincar de telefone sem fio, você escuta o que o outro fala com clareza.

Museu da República e a Biblioteca Nacional

Desde a construção de Brasília, estava previsto que o Museu da República viria para cá e iria ocupar um dos lugares mais nobres da cidade, na Esplanada dos Ministérios, ao lado da Catedral. O projeto é de Niemeyer, mas foi feito bem depois da inauguração de Brasília.

Museu da República

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h.

Contato: (61) 3325-5220 / [email protected]

Biblioteca Nacional

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h45.

Sábados e domingos, das 12h30 às 18h30.

Site: http://www.bnb.df.gov.br

Contato: (61) 3325-5220 / 3325-6410

Passando pela Rodoviária não deixe de provar o pastel de queijo com caldo de cana, na famosa Pastelaria Viçosa.

A Pastelaria Viçosa é uma instituição genuinamente Brasiliense! Desde os anos 60, serve o pastel e o caldo de cana mais famosos de Brasília. Nasceu praticamente junto com a cidade, De JK a operários, políticos e artistas, brasileiros e estrangeiros já mataram sua fome e ressacas na Viçosa. Fonte:

Torre de TV

Foi inaugurada em 1967. É um dos poucos monumentos de Brasília que não são de autoria de Oscar Niemeyer. Ela foi projetada pelo criador da cidade o arquiteto e urbanista Lucio Costa e sua inspiração é a Torre Eiffel. É possível acessar o mirante e ver uma boa parte de Brasília, mas estamos em obras de restauração…. por isso está fechada. Mas ainda vale a visita à Feira de Artesanato que funciona de terça a quinta, das 9 às 17 horas e de sexta à domingo das 9h às 18 horas. Tem também uma fonte luminosa que vale assistir, os horários informados pela Secretaria de Turismo de Brasília são os seguintes:

Terça a sexta-feira:

12h e 18h (30 minutos de duração, totalizando 60 minutos/dia)

Sábado, domingo e feriados:

10h, 12h, 17h, 18h e 19h (30 minutos de duração, totalizando 150 minutos/dia).

Clube do Choro

No dia 9 de setembro de 1977 o Clube do Choro de Brasília é fundado por músicos que se reuniam na casa da flautista francesa naturalizada brasileira, Odete Ernest Dias. O Clube hoje funciona em um prédio de dois mil metros quadrados de área construída projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2012, formando o Espaço Cultural do Choro.

Confira se haverá algum show enquanto você estiver em Brasília.

Planetário

O prédio foi projetado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes, se você observar ele se parece com um disco voador pousado sobre o gramado do Eixo Monumental

O Planetário de Brasília é um centro científico, cultural, histórico e de entretenimento onde podem ser vistas exposições, oficinas, exibições de filmes, biblioteca digital e área de alimentação.

A entrada no prédio para visitação das instalações e exposições é franca. Já os ingressos para as sessões na cúpula custam 1kg de alimento não perecível e as crianças até três anos, acompanhadas pelo responsável, não pagam.

A distribuição dos ingressos começa às 8 horas da manhã para todas as sessões do dia, eu peguei o meu bem próximo ao horário da sessão, tive sorte??? Pode ser já que a sessão estava lotada.

Horário de visitação:

De terça a sexta, das 9h às 21h

Sábado e Domingo, das 8h às 20h

Horários das sessões

De terça-feira a sexta-feira:  17h30 e 19h.

De sábado a domingo: 10h, 11h, 14h, 15h, 16h30, 17h30 e 18h30.

Feriados, dias de ponto facultativo e férias: Nestas datas, o Planetário irá funcionar conforme programações especiais. Cada uma delas será divulgada ao público pelo site da SECTI/DF.

VEM CONHECER BRASÍLIA!!!

Imagem fonte

Estádio Mané Garrincha

Brasília não tem tradição de futebol, pelo menos não ainda.

O estádio foi construído para a copa de 2016. Vou dizer construído porque o Mané Garrincha que existia antes era muito diferente.

Está aberto à visitação todos os sábados de 9h ás 11h30. Fora desse horário é preciso agendar .

Ginásio Nilson Nelson

O Ginásio Nilson Nelson é um ginásio de esportes multiuso e faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. A inspiração do seu desenho vem de uma cesta de basquete.

Foi inaugurado em 21 de abril de 1973, com capacidade para 24.000 espectadores. O engraçado é que o seu primeiro evento foi uma apresentação da Vila Sésamo e seus famosos personagens: Garibaldo, Ana Maria e Gugu. O Presidente Médici, que originalmente dava nome ao ginásio, estava presente na tribuna de honra.

Em 1º de agosto de 1987 o Ginásio ganhou o nome do jornalista esportivo mais famoso dos primeiros anos de Brasília, Nilson Nelson, e que falecera meses antes.

Palácio do Buriti

Sede do Governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti, foi inaugurado em 1969 e seu nome vem de uma planta símbolo de Brasília.

Bem na frente do palácio existe uma réplica da Loba Romana. É um presente da cidade de Roma que tem a mesma data de aniversário de Brasília, 21 de abril.

VEM CONHECER BRASÍLIA!!!

Imagem não autoral

Memorial dos Povos Indígenas

O memorial é mais um projeto de Oscar Niemeyer. Ele tem forma de espiral que remete a uma maloca dos índios Yanomami. Foi construído em 1987.

Memorial JK

No ponto mais alto da cidade bem pertinho de onde foi realizada a primeira missa da nova capital e com projeto de Niemeyer foi inaugurado em setembro de 1981 o Memorial JK.

É todo dedicado ao ex-presidente e o fundador de Brasília, e ainda do lado de fora do alto da torre de 28 metros a estátua de JK saúda a todos, sentados no banco no jardim as estatuas de JK e sua esposa Sarah Kubistchek, vale uma foto do lado deles.

O espaço mais importante é a câmara mortuária onde está o corpo de JK. Sua biblioteca pessoal, fotos dele e de sua esposa Sarah Kubistchek também estão neste museu.

Na área externa no mesmo estacionamento que você pode deixar o carro que você alugou aqui , o último carro de JK está exposto, um Ford Galaxie LTD 1974.

Horário de Visitação é de terça a domingo, de 9h às 18h.

Valor do ingresso: Inteira R$ 10,00 e meia-entrada para estudantes e idosos.

http://www.memorialjk.com.br/

Valeu o passeio.

Brasília é linda e é muito mais do que só tristes manchetes nos jornais. Vem conhecer!!!!

ORGANIZE SUA VIAGEM

Comece com a reserva de hospedagem que pode ser feita bem aqui. Não perca tempo reserve logo um tempo para você curtir e relaxar.

Não viaje sem um seguro viagem. Você pode comprar com a gente também.

Ah, e se for alugar um carro, compare os preços de diversas locadoras pela RentCars.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)