fbpx

Nesta matéria vamos contar sobre os pontos turísticos que conhecemos em Congonhas/MG, a cidade de Aleijadinho. Fizemos a viagem da Estrada Real partindo de carro de Brasília, sempre montamos nossa rota usando o Google Maps e, para calcular o custo com gasolina e pedágios, o Mapeia.

Caso você não queira fazer toda a viagem de carro a melhor opção para chegar em Congonhas/MG é o aeroporto de Belo Horizonte economizando na compra de sua passagem com a Max Milhas  ou com a Passagens Promo e a partir daí alugar um carro com a rentcars.com  e seguir por mais 80 km.

Mapa Congonhas Belo Horizonte

Se você quiser passar uns dias em Belo Horizonte, carinhosamente conhecida como Beagá veja sugestões de passeios aqui e de restaurante aqui.

CONGONHAS

Rua de Congonhas

A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa oficializa os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. Essas trilhas ganharam o nome de Estrada Real.

Congonhas tem a origem do seu nome nas plantas, semelhantes ao mate, encontradas nos campos e chamadas pelos índios tupis de Congõi que significa: “o que sustenta, o que alimenta”. O chá das folhas dessa planta é indicado como anti-inflamatório, diurético e calmante.

Fundada por garimpeiros que se estabeleceram nas margens do Rio Maranhão, que à época foi batizado como Rio das Congonhas. Esse povoado era conhecido como lavra do batateiro porque ali eram encontradas pepitas de ouro do tamanho de batatas e, portanto, era uma das principais lavras de mineração da região.

Este município de Minas Gerais é provavelmente o que tem o maior número de obras do escultor Antônio Francisco Lisboa mais conhecido como Aleijadinho.

COMPLEXO DO SANTUÁRIO DO BOM JESUS DE MATOSINHOS

SANTUÁRIO

E por falar em Aleijadinho é na frente desta igreja que encontramos as esculturas esculpidas em pedra-sabão dos 12 profetas em tamanho real.

Congonhas Santuário e Profetas

A história deste Santuário começa no ano de 1757 quando um português chamado Feliciano Mendes fez uma promessa de que se fosse curado de sua doença construiria um Santuário para agradecer ao Bom Jesus de Matosinhos no alto do morro do Maranhão. Ele se curou e cumpriu, ou pelo menos se esforçou muito para cumprir sua promessa.

Congonhas Santuário Adro

Feliciano passou o resto de sua vida, ele morreu em 1765, antes da conclusão da igreja, pedindo esmolas para a construção do Santuário. Após sua morte, famílias ricas da região contribuíram com grandes somas em dinheiro e por fim as obras do Santuário foram concluídas já no século. XIX.

Foi por volta de 1795, com bastante dinheiro disponível que vários artistas mineiros foram contratados para finalizar as obras dentre eles o mestre Ataíde, responsável pelas pinturas vistas dentro da igreja, e Aleijadinho.

Congonhas Santuário
Congonhas Santuario

O Santuário foi tombado pelo Iphan em 1939 e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985. As Igrejas de Bom Jesus do Monte (Braga) e o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego) em Portugal serviram de inspiração para esta obra.

CONGONHAS/MG A CIDADE DE ALEIJADINHO
Congonhas Profeta Isaias
Congonhas Profeta Daniel
Congonhas Profeta Baruc
Congonhas Santuário Altar Bom Jesus de Matosinhos
Congonhas Santuário Bom Jesus de Matosinhos
Congonhas Santuário Bom Jesus de Matosinhos

PASSOS DA PAIXÃO DE CRISTO

Além dos 12 profetas Aleijadinho deixou em Congonhas mais 66 esculturas em madeira que podem ser apreciadas nas seis capelas que ilustram os Passos da Paixão de Cristo construídas na colina que leva ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Essas esculturas foram pintadas pelo Mestre Ataíde e por Francisco Xavier Carneiro.

Congonhas Passos da Paixão
Congonhas Jardim dos Passos

Essas seis capelas estão divididas de forma a contar os passos da Via Sacra:

Última Ceia

Horto – Jesus no Jardim das Oliveiras

Prisão de Cristo

Flagelação e Coroação de Espinhos

Subida ao Calvário

Crucificação

Este trabalho começou em 1796 e só foi concluído em 1799, ainda antes da conclusão dos 12 profetas.

Capela Úlitima Ceia
Capela Horto Jardim das Oliveiras
Capela Prisão Anjo no teto
Capela Prisão de Cristo
Capela Flagelação e Condenação
Capela Subida ao Calvário
Capela Crucificação

MUSEU DE CONGONHAS

Museu Congonhas logomarca

Bem ao lado do Santuário foi nossa terceira opção para visitarmos em um único dia. Como todo museu esta é a melhor forma de se conhecer a história de um lugar ou de uma pessoa. Neste caso seriam as obras de Aleijadinho e a história do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

CONGONHAS/MG A CIDADE DE ALEIJADINHO

Inaugurado em 2015 o Museu de Congonhas é um excelente espaço interativo para entender todos os detalhes da história da construção do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e, ainda conhecer os materiais escolhidos para fazer as imagens e esculturas.

Museu Congonhas planta baixa santuario Bom Jesus de Matosinhos
Museu Congonhas ferramentas

No século XIX, este ex-voto se encontrava na Casa dos Milagres do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. A pintura foi vendida em 1916, como um retrato de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Essa interpretação baseou-se na imagem, que traz uma representação de um indivíduo com as mãos ocultas e posando ã frente de uma escultura, cuja veracidade não pode ser identificada ã época.

A pintura foi adquirida por um comerciante do Rio de Janeiro. Após passar por antiquários e por vários proprietários, ela foi adquirida por Guilherme Guinle. Em 1946, o colecionador a doou para o Arquivo Público Mineiro em Belo Horizonte.

Em 1956, o historiador Miguel Chiquiloff iniciou uma pesquisa sobre a autenticidade do retrato. Após 20 anos de estudos, identificou o autor da obra, o pintor Euclásio Penna Ventura, e certificou que, de fato, representava o escultor mineiro.

Embora restem dúvidas sobre o retrato em 12 de setembro de 1972, a Assembleia Legislativa de Minas gerais aprovou uma lei que reconheceu o retrato como a efígie oficial de Antônio Francisco Lisboa. Atualmente a obra pertence ao acervo do Museu Mineiro, que a cedeu para exibição em Congonhas, cidade onde a pintura foi encontrada.

*Transcrição do texto encontrado ao lado da obra no Museu de Congonhas

CONGONHAS/MG A CIDADE DE ALEIJADINHO

Além de Aleijadinho o museu oferece um espaço para exposições temporárias de artistas mineiros ou de obras relacionadas a Minas Gerais. Quando fomos conhecemos as obras de Vicente Fernandez. Congonhense, nos mostra quadros confeccionados utilizando a técnica de upcycling que, por meio de colagem, transforma aquele jeans velho em verdadeiras obras de arte.

Museu Congonhas Vicente Fernandez auto retrato
Museu Congonhas Vicente Fernandez Cristo
Museu Congonhas Vicente Fernandez detalhe Cristo
Museu Congonhas galeria replicas considerações
Museu Congonhas profetas espaço para réplicas

O museu fica situado na Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal. Conta com 3 andares, um anfiteatro a céu aberto, biblioteca, auditório e um bistrô para aquele bate papo gostoso depois da visita.

A entrada custou em novembro de 2019 R$ 10,00

Museu Congonhas Iconografia Santuário
CONGONHAS/MG A CIDADE DE ALEIJADINHO
Museu Congonhas
Museu Congonhas Anfiteatro
Museu Congonhas Saída

# DICAS DE ESTADIA EM CONGONHAS

Ficamos hospedados no Hotel Max Mazza que fica na Av. Júlia Kubitscheck, 410. Um hotel 3 estrelas muito bem localizado, próximo ao centro de Congonhas. O café da manhã é bem servido com boas opções. Sua estadia pode ser contratada por este link.

ORGANIZE SUA VIAGEM EM CONGONHAS

  • Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, veja aqui os motivos. Aproveite o cupom de 5% na Seguros Promo pra você. VIAJARMAISAOS505
  • Se for alugar um carro no destino, compare os preços de diversas locadoras pela RentCars.
  • Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas com a Passagens Promo ou com a Max Milhas.
CONGONHAS/MG A CIDADE DE ALEIJADINHO

Alguns links desta página são afiliados, temos parceria com eles e confiamos no trabalho que fazem.

Se você fizer sua compra aqui nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar.

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.

# MAIS DICAS PARA SUAS VIAGENS

Você sabia que ter um seguro para viajar pelo Brasil também é muito importante? Você já se perguntou se o seu plano de saúde tem atendimento nacional. Estão incluídos cuidados como translado médico, fisioterapia e medicamentos?

E se ainda assim tudo estiver incluído no plano de saúde você vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.

Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.


2 comentários

Marc · 27 de janeiro de 2022 às 14:26

Parabéns pelo blog, caso vcs queiram ver a obra de Aleijadinho em 3D basta clicar no link ao lado https://skfb.ly/6ouKs
Ou na estátua de Daniel. https://skfb.ly/6CTpS

    Lucinda Ferreira · 28 de janeiro de 2022 às 16:08

    Ficamos felizes em saber que você gostou do blog. É feito com muito carinho.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)