fbpx

Fazer uma viagem é sempre uma boa oportunidade para sair da rotina e deixar de lado todos os problemas e preocupações. Depois de tudo pronto: passagem, hospedagem, passeios chega a hora dela: a mala…

Mas antes de falarmos de mala vamos pensar um pouco sobre sustentabilidade, é isso mesmo, sustentabilidade … aquele assunto que vem sendo debatido em todas as instancias da sociedade. Eco, ética, moda sustentável, verde são vários os termos e expressões que tomam espaço pouco a pouco nas nossas vidas, no nosso dia a dia.

Você já pensou que o tamanho do seu armário está repercutindo no tamanho da sua mala? Que tal agir de forma mais racional, mais sustentável? Que tal aderir ao menos é Demais ???

É sempre igual no final da viagem sobra roupa que não foi usada, mas a gente jura que da próxima vez vai fazer uma mala menor, não é verdade???

Acreditem em mim, depois que vocês começarem a viajar “mais leve”, vão deixar pra trás todas aquelas malas pesadas!! E, acredite, é possível!!!!

As dicas são bem básicas e parecem bem intuitivas, mas a gente se perde e torna tudo mais difícil, mas se você seguir de fato não tem erro, vai viajar com só com a bagagem de mão.

COMO FAZER – MALA DE VIAGEM CABER NA BAGAGEM DE MÃO???

Mas, o que é bagagem de mão e o que posso levar nela???

Além das suas roupas e sapatos é basicamente tudo o que você pode levar dentro do avião sem precisar despachar.

  • Cosméticos;
  • Frascos de shampoo, condicionador e creme em geral não podem exceder 100 ml cada;
  • Itens pessoais, como óculos, joias, cintos e outros acessórios pequenos;
  • Notebooks, câmeras fotográficas, tablets etc
  • Mamadeiras e alimentos infantis industrializados – apenas com a quantidade necessária e suficiente para a duração do voo;
  • Medicamentos essenciais, acompanhados de prescrição médica com nome do passageiro, já os que não necessitam de prescrição médica podem ser carregados em volumes de até 100ml;

Mas nada de objetos perfurantes como tesouras de unha, canivetes etc.

O limite de peso dessa mala é de até 10 kg, e além dela você pode levar ainda um outro volume, como uma mochila ou uma bolsa de mão, onde você vai colocar seus documentos, dinheiro, smartfone enfim objetos pessoais.

Essa bagagem não tem custo adicional. Diferente daquela que você despacha que custa em média R$ 50,00. Pensa bem antes de despachar sua bagagem… o que você faz com mais R$ 50 na carteira durante sua viagem????

Mas vamos lá, hora de fazer as malas….

Não deixe sua mala para fazer no dia da viagem

Assim como toda sua viagem foi pensada com antecedência sua mala também deve ser.

Vamos facilitar sua vida com a primeira dica: anote tudo o que você planeja levar em uma lista depois vá riscando cada um deles, ou porque colocou na mala, ou porque desistiu de levar.

O primeiro ponto para as coisas darem certo é planejamento e organização. Por isso você fez sua lista, que roupas você pretende levar? Depois de anotado é hora de colocar tudo em cima da cama.

Pergunte-se: o que eu uso mesmo?

O que é confortável e prático e que combina com tudo?

Quais são as peças que não amarrotam e de cores neutras, mais fácil de combinar?

Nessa mala não podem entrar nenhum daqueles itens que já faz um tempo que você não usa. Acredite você também não vai usar na viagem. Aproveite para doar …

Monte os looks, pense inclusive nas bijous e no sapato que ficam bem, crie de forma a usar a mesma peça mais de uma vez.

Acessórios fazem a diferença, ah fazem!!!

Claro que a gente quer ficar linda nas viagens e ainda sair diferente nas fotos, mas dá para fazer isso com acessórios! Leve lenços e aqueles 3 colares ou brincos que fazem toda a diferença que dão aquele o charme à noite ou numa ocasião especial.

Bolsas, leve duas: uma média para o dia-a-dia e que dá para carregar carteira, dinheiro, máquina fotográfica, etc., e uma pequena para usar à noite.

Pra quê tanto sapato

A quantidade de pares de sapatos que você deve levar depende da duração das suas férias e que tipo de atividades você fará. Mas nós sugerimos três pares como uma boa média para uma viagem de 1-2 semanas. Mais importante que volume é a versatilidade, então não se prenda aos estilos, mas sim a sapatos que você possa de fato curtir as atividades que você planejou para sua viagem, se você vai caminhar bastante nada melhor do que um tênis, que você já pode usar no voo, o que já garante mais espaço livre na mala!

COMO FAZER – MALA DE VIAGEM CABER NA BAGAGEM DE MÃO???

Cosméticos – só o mínimo!

Deixe para comprar o shampoo, condicionador, creme hidratante e o protetor solar nas farmácias em alguma esquina pela cidade. Mas se você realmente não conseguir viver sem aquele creminho mega especial, leve apenas a quantidade que precisa para sua viagem e nada mais. Opte por aqueles potinhos pequenos! A ideia é diminuir o tamanho de tudo e otimizar, assim, você poderá descartar as embalagens maiores e guardar espaço para a bagagem de volta!

COMO FAZER – MALA DE VIAGEM CABER NA BAGAGEM DE MÃO???

Rolinhos e ziplock

Essa é uma regra polêmica, mas achamos que sim, enrolar suas roupas é a melhor forma de guardá-las na mala. Não apenas para evitar que elas fiquem todas amarrotadas, mas também para garantir aquele espacinho extra tão cobiçado na mala.

Aproveite todos os espacinhos, os cantinhos, a parte de dentro do tênis, as laterais e as bolsas internas. Use sacos à vácuo do tipo ziplock para colocar blusas fininhas e use bolsinhas de pano para os sapatos.

COMO FAZER – MALA DE VIAGEM CABER NA BAGAGEM DE MÃO???

Guarde espaço na mala para as compras na viagem

Seja as comprinhas do shopping, ou lojinhas de rua, seja os suvenires de viagem, é inevitável trazer mais coisas de volta do que quando você saiu – então não esqueça de garantir um espaço na mala para as lembrancinhas!

Medicamentos

Tenha sempre em sua mala um kit básico com produtos de farmácia, como curativos, desinfetantes para machucados, analgésicos, antialérgicos e pomadas.

COMO FAZER – MALA DE VIAGEM CABER NA BAGAGEM DE MÃO???

Previsão do tempo

A previsão do tempo é sua melhor amiga ou sua pior inimiga. Faça chuva ou faça sol, os meteorologistas conseguem dar uma ideia do que esperar no seu destino de viagens. Cheque uma semana antes de viajar e no dia anterior também, e claro, faça a mala de acordo.

COMO FAZER – MALA DE VIAGEM CABER NA BAGAGEM DE MÃO???

Crianças e adolescentes

Se você viaja com crianças ou adolescentes, alguns documentos não podem ser lembrados de última hora. Além dos documentos pessoais da criança tipo RG, passaporte, certidão de nascimento, é preciso ver se haverá necessidade de alguma autorização dos órgãos competentes .

COMO FAZER – MALA DE VIAGEM CABER NA BAGAGEM DE MÃO???

Checagem final

Não saia de casa sem os itens básicos, aqui é onde o checklist de viagem é mais importante. Uma dica que parece óbvia, mas é absolutamente essencial: afinal, sem esses itens básicos, você vai acabar ficando em casa: cheque uma, duas, três vezes se está levando sua carteira, os documentos e seu smartfone, com certeza sua passagem está aqui. Deixe tudo isso em local acessível, caso precise deles a qualquer momento da sua viagem, e para o aeroporto.

COMO FAZER – MALA DE VIAGEM CABER NA BAGAGEM DE MÃO???

Para contribuir com a preparação da sua viagem, deixo alguns links que podem ajudar:

Malas prontas? Que tal escolher entre um desses destinos? Aproveite as dicas.
  1. Rio de Janeiro
  2. Londres
  3. Amsterdam
  4. Itacaré
  5. Brasília

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)