fbpx

Foz do Iguaçu é uma cidade encantadora com experiências de passeios incríveis. Também pudera uma das 7 maravilhas da natureza está aqui, o que para nós está no topo das atrações: o passeio ao Parque Nacional das Cataratas. Confira tudo no artigo: Foz do Iguaçu – 3 passeios incríveis.

Foz do Iguaçu City Tour

Para fazer o City Tour em Foz do Iguaçu escolhemos a Loumar Turismo  a presença do guia foi importante para contar as histórias dos pontos turísticos que fomos conhecer: o Templo Budista, a Mesquita Islâmica e o Marco das 3 Fronteiras do lado brasileiro em um ônibus panorâmico aberto, e, por isso sem climatização.

Como os passeios seriam em templos religiosos fomos informados pela Loumar Turismo de que nós dois deveríamos vestir roupas que cobrissem toda a perna, ou seja nada de bermudas ou saias curtas, acima do joelho.

Foz do Iguaçu City Tour Onibus

Nas cidades que visitamos, para conhecer os principais pontos turísticos e matar a curiosidade da formação cultural e do seu funcionamento, a gente gosta de começar fazendo um City Tour.

Em Foz do Iguaçu não poderia ser diferente. E o que vimos foi uma cidade limpa e bem organizada formada por diversas etnias e seu legado está espalhado por todo parte. O que não é diferente no Templo Budista, que preserva a herança oriental da região.

Esse city tour pode ser feito em uma manhã, que foi o que fizemos, assim temos tempo à tarde para outro passeio. Confira a experiência que tivemos no Templo Budista.

TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN

A localização por si só já é privilegiada. A região é alta e por isso pode-se ter uma visão de parte do centro de Foz do Iguaçu e da Ciudad del Este no Paraguai.

A construção é de 1996 e foi feita pela comunidade chinesa de Foz do Iguaçu guiada pelo mestre Tong Zhong.

O passeio consiste em andar livremente pelo belíssimo e bem cuidado jardim com diversas estátuas, o que é perfeito para fotos, não há guias turísticos. Mesmo quem não possui qualquer vínculo com o budismo, como é o nosso caso, vai aproveitar muito a tranquilidade do lugar e, ainda, a paz dos ensinamentos da cultura oriental.

City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Mila Pusa

A recepção é feita por MilaPusa também conhecido como Buda Maytreia, o Buda sorridente. Diferente do que possa parecer esse Buda gordinho é símbolo de prosperidade e fartura. De acordo com a tradição budista ele virá no fim dos tempos para trazer felicidade e prosperidade para os homens de bem.

City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Buda sorridente
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista MilaPusa

Ao chegar ao pátio principal existem 108 Amithabas que representam a reencarnação de Buda na terra. 108 é também o número de peças de um japamala que é um cordão sagrado feito de contas usado para ajudar na meditação. Suas mãos estão postas em dois sentidos e seus gestos simbolizam a meditação e também as boas vindas a todos nós. A mão direita representa sabedoria e iluminação e o gesto da mão esquerda simboliza generosidade.

City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Amithabas
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Amithabas 108
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista 108 Amithabas

Caminhando em direção ao templo, ainda na praça principal, encontramos o Buda Amithaba, por razões religiosas não é permitido chegar bem perto da estátua de 10 metros de altura. Mas parar em frente a ele e recitar o mantra: NA MO A MI TUO FO, para eliminar nossas aflições e sofrimentos, e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia e outros benefícios.

City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Estatua de Amithabas

Por todo o jardim encontramos muitas estátuas, são mais de 120, além do templo principal, que também possui outras tantas. O templo possui dois andares um deles serve como residência para o mestre budista e onde se realizam as cerimônias semanais e por isso não é aberto à visitação. No andar que visitamos, e que não pode ser fotografado, existem estátuas que simbolizam aqueles que atingiram um estado de iluminação tão grande que não precisam mais reencarnar, são consideradas guardiãs do templo budista.

City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Estatuas
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Estatua
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Estatua
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Jardins

Existe uma loja de souvenires para levarmos lembrancinhas para casa e também para comprarmos incensos, velas e papéis para anotarmos nossas orações e agradecimentos e acendê-las em local próprio dentro do templo. O incenso é aceso e deixado em um incensário localizado em frente ao templo. Neste local existe uma pessoa orientando como e onde realizar este ritual.

City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista Incensario
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista buda deitado
City Tour Foz do Iguaçu Templo Budista

MESQUITA ISLÂMICA

Nossa segunda parada no city tour em Foz do Iguaçu foi numa mesquita. Uma experiência incrível. Nunca tínhamos entrado em uma.

A história dessa Mesquita se confunde com uma grande migração de pessoas para Foz do Iguaçu quando iniciou a construção da Usina de Itaipu. A cidade tem bairros feitos especialmente para abrigar os trabalhadores que para ali se deslocaram. Foram cerca de 120 mil novos moradores, entre trabalhadores e familiares. Mas isso a gente de conta em outro momento.

City Tour - Foz do Iguaçu Mesquita Vista externa

O comércio precisava crescer para atender toda essa nova população e, com uma oportunidade como essa, uma quantidade significativa de descendentes de libaneses se instalaram em Foz do Iguaçu, transformando-se na segunda maior comunidade muçulmana do Brasil ficando atrás somente de São Paulo.

City Tour Foz do Iguaçu Mesquita Vista extern

Até hoje a comunidade árabe é uma das mais presentes na cultura da cidade. E com isso seus costumes, sua cultura, sua gastronomia são vistas por todos os lados. A religião está muito presente tanto que existem duas Mesquitas na cidade de Foz do Iguaçu, Omar Ibn Al-Khatab é a que vamos conhecer, e outra menor e que não é aberta ao público.

É um templo belíssimo construído, em um bairro de maioria libanesa, no início dos anos 80. O lançamento da pedra fundamental foi em 1981, mas ela só foi inaugurada em março de 1983.

Apesar de toda a beleza da arquitetura exterior, das 15 torres e de seu interior de incrível beleza, é um templo religioso e se decidimos visita-lo nada mais justo o respeito à cultura islâmica. As roupas acima dos joelhos e as mulheres vestindo um véu, oferecido gratuitamente na entrada.

City Tour Foz do Iguaçu Mesquita Véu

De véu, agora entramos na Mesquita que é realmente muito bonita, e que bom, é possível fotografar. Fomos recebidos por uma muçulmana que explicou que as orações são feitas de joelhos e virados na direção da cidade santa de Meca indicando aonde era esse local, uma parece posterior da Mesquita.

Existe uma televisão que faz a transmissão ao vivo do ritual muçulmano que acontece 24 horas por dia em Meca. O espaço em que podemos ficar é restrito, mas é possível vermos toda a parte central.

Do lado de fora, mas bem em frente à Mesquita existe uma loja de doces árabes que vale a pena visitar. Os doces são um pouco caros, mas deliciosos.

City Tour Foz do Iguaçu Mesquita Interior
City Tour Foz do Iguaçu Loja doces
City Tour Foz do Iguaçu Loja doces

Estes dois passeios, tanto o do templo budista, quanto o da mesquita, são daqueles passeios que fogem totalmente de rotas tradicionais mas acabam por se tornar uma agradável e incrível experiência.

Terminada a parte religiosa o city tour em Foz do Iguaçu segue para o Marco das Três Fronteiras do lado brasileiro.

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Nossa última parada do City Tour Foz do Iguaçu é no marco das três fronteiras do lado brasileiro e que me desculpem o Paraguai e Argentina o nosso dá um show. E de verdade existe o show, mas ele acontece somente a partir das 14h com cobrança de ingresso, uma taxa bem baixa na nossa opinião, em agosto de 2019 custava R$ 13 a meia e R$ 24 a inteira. Se quiser verificar os valores atuais, clique aqui.

City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras - Entrada

As construções são lindas a cenografia encanta e refaz a arquitetura dos povoados indígenas criados por jesuítas. Uma fonte com o obelisco brasileiro que foi inaugurado em 1903, juntamente com o obelisco argentino, para celebrar a paz entre os dois países. O do Paraguai foi erguido somente em 1961.

Havia, ou há, um ressentimento paraguaio depois da Guerra do Paraguai que começou em 1864 e terminou em 1870 com a derrota do Paraguai. É possível notar esse ressentimento pela forma dos três obeliscos, os do Brasil e da Argentina tem a forma de um triangulo, simbolizando a união dos povos e o do Paraguai é quadrado…

City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras - Painel Hermanos
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras 3 Obeliscos

A principal causa da guerra está relacionada às tentativas do governo do ditador paraguaio, Francisco Solano López, de colocar em prática uma política expansionista, com o objetivo de ampliar o território do seu país, apossando-se de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de Montevideu…. – Veja mais aqui.

Além dos obeliscos existe uma placa indicativa sobre a direção da Argentina, do Paraguai e do Brasil que se encontram na foz do rio Iguaçu. As fronteiras são tão próximas que parecem não existir. Do mirante é possível ver os outros dois países, na Argentina a cidade de Puerto Iguazú e no Paraguai a Ciudad del Este.

City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras - placa direção
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Mirante
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Mirante

Se você visitar o Marco das Três Fronteiras a partir das 14h, o espaço oferece praça de alimentação com lanchonetes, restaurante e playground para as crianças. É, também, é exibida uma projeção contanto a história do primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu em 1542. E em dias de sol um belíssimo por do sol.

City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Entrada
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Obelisco
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Fonte
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras - painel bandeiras
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Cabeça de Vaca
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Jesuítas

Aqui é feita uma homenagem ao Álvar Núñez Cabeza de Vaca, um conquistador espanhol, que foi o primeiro europeu a colocar os olhos nessas belezas naturais. 

Reza a lenda que ele descobriu as Cataratas do Iguaçu descendo o rio e as quedas também. Se salvou, ninguém sabe como…

O passeio do city tour foi perfeito, mesmo sem os shows e tudo mais que o local oferece, adoramos. Bons momentos, boas lembranças e boas fotos.

City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Índio
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Indio
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras ônibus
City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras Entrada

Nossa opção para esse pacote foi feita com a Loumar Turismo, porque eles são especialistas em Foz do Iguaçu, porque tem preços agradáveis e porque a gente se sentiu em casa trabalhando com eles.

Apesar desta parceria as informações deste post retratam de forma sincera nossa experiência nas atrações.  

Aproveite o CUPOM LOUMAR50 e peça seu desconto.

City Tour Foz do Iguaçu Marco 3 Fronteiras - Pulseiras

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)