fbpx

BARRINHA

Chegamos em Bom Jesus da Lapa!!! De longe já era possível ver a gruta, antes de qualquer placa, ou do aviso do GPS ELA já estava lá, imponente.

Começamos pela Barrinha escolhemos aleatoriamente o Restaurante Mirante. O lugar é muito agradável, estamos à beira do Rio São Francisco, uma pena estar seco, mas ainda assim nada tirou o brilho do lugar.

A Barrinha fica do lado esquerdo da margem do Rio São Francisco um pouco antes da ponte. É um bom lugar para se divertir e comer pratos típicos basicamente feitos de peixe.

O prato escolhido foi uma moqueca (surubim). Bom, aqui temos que confessar, estava saboroso, mas não era suficiente para duas pessoas e o preço consideramos alto R$ 70,00.

O local é bem movimentado, principalmente durante a tradicional romaria do Bom Jesus. Dá para tomar banho no Rio São Francisco ou fazer passeios de lancha e jet ski. Quando passamos por lá, em novembro, esses passeios não estavam disponíveis, o rio estava muito baixo.





MORRO DA LAPA

Passamos no Hotel D`Casa só para deixar as malas e fomos para o Morro da Lapa. Que lugar maravilhoso. É incrível!!! Na verdade, tem várias grutas nesse Santuário, conhecido como Santuário da Mãe da Soledade. E cada uma delas tem sua beleza, uma é diferente da outra. A natureza aqui foi generosa. O Gil nos acompanhou todo o tempo no colo, apesar de não ter sido barrado na entrada.

A gruta que hoje abriga o Santuário foi descoberta em 1691 por Francisco de Mendonça Mar, um português.

Francisco era artista plástico e pintor e havia sido contratado pelo Governador Geral do Brasil na Bahia para pintar o Palácio da Aclamação. Terminado o serviço não recebeu nada e ainda foi açoitado e preso como escravo.

Quando saiu da prisão decidiu dedicar sua vida a Deus, e, com uma imagem de Nossa Senhora da Soledade andou por muitos meses até encontrar o Morro de Bom Jesus da Lapa.





Aqui acontece uma das três principais romarias do Brasil, junto com a de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, e a de Padre Cícero em Juazeiro do Norte no Ceará. Sendo a mais antiga do Brasil com 328 anos de história.






O CRUZEIRO

O passeio até o cruzeiro preferimos fazer no final do dia, afinal o calor estava insuportável. Voltamos as 17h, e descobrimos que o acesso ao cruzeiro, também chamada de subida por dentro, fechava as 17h, lamentamos, mas deixamos aqueles 320 metros para trás. Ficamos chateados. Afinal, visitar Bom Jesus da Lapa e não subir o morro do Calvário, definitivamente não é uma visita completa.

A subida não é muito fácil, há pedras íngremes, mas se feito com cuidado não há problema algum. Uma parte do trajeto foi arrumado para facilitar a subida, mas em sua grande maioria é totalmente natural.

Durante esse percurso é possível encontrar fitas amarradas em agradecimento a graças alcançadas ou somente para dizer que alguém passou por ali.


BOM JESUS DA LAPA CRUZEIRO

Como não foi mais possível subir por esta escadaria resolvemos dar uma volta em torno do Santuário e ver se havíamos deixado algum atrativo para trás.

Mais adiante uma placa nos chamou atenção: Um acesso mais curto, com somente 220 metros, essa subida é conhecida como subida por por fora. É uma subida mais fácil e mais rápida de ser realizada, que pode ser feita passando pela passagem que dá acesso ao banheiro público. Como esse é o local de descida de quem fez os 320 metros, as portas estavam abertas, fomos andando e ninguém impediu a subida, então subimos… E que subida!!!!



O Gil, nosso cãozinho, não se cansou muito, mas nós dois chegamos no cruzeiro bastante ofegantes. Mas valeu cada centímetro suado da subida. No Cruzeiro está localizado a última estação da Via Sacra, onde ocorre parte da Semana Santa. O lugar é lindo, a vista maravilhosa. Uma visão panorâmica onde se vê a ponte do Rio São Francisco, a entrada da cidade vindo de Riacho de Santana, a própria cidade em toda a sua extensão, a Catedral, o Museu, a Barrinha, enfim, uma visão memorável.




E podemos dizer francamente, vamos voltar e recomendamos a todos irem, é um local ENERGIZANTE…



ORGANIZE SUA VIAGEM EM BOM JESUS DA LAPA 

  • Sua estadia pode ser contratada por este link.
  • Não viaje sem um seguro viagem. Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, veja aqui os motivos. Aproveite o cupom de 5% na Seguros Promo pra você. VIAJARMAISAOS505
  • Suas reservas de passagem aérea podem ser feitas com a Passagens Promo ou com a Max Milhas.

# MAIS DICAS PARA SUAS VIAGENS

Você sabia que ter um seguro para viajar pelo Brasil também é muito importante? Você já se perguntou se o seu plano de saúde tem atendimento nacional. Estão incluídos cuidados como translado médico, fisioterapia e medicamentos?

E se ainda assim tudo estiver incluído no plano de saúde você vai contar com garantias no extravio de bagagens, orientação no caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios.

Então antes de arrumar as malas confira aqui tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem.

O QUE FAZER EM BOM JESUS DA LAPA

Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.

Alguns links desta página são afiliados, temos parceria com eles e confiamos no trabalho que fazem. Se você fizer sua compra aqui nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog no ar. Ressaltamos que todas as opiniões, recomendações e sugestões aqui apresentadas são baseadas em nossas experiências.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou do blog? Tem mais por aí :)